Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13372
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Megaeventos no Rio de Janeiro: impactos sociais e ambientais associados à sua realização
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Arthur Pate de Souza
Orientador: Schütz, Gabriel Eduardo
Resumo: Esse estudo tem como objetivo principal a avaliação do processo de transformação urbana e social que vem ocorrendo na cidade do Rio de Janeiro, com a chegada dos megaeventos na cidade desde 2007 e as perspectivas futuras para a cidade. Estes eventos recebem atrativos de capitais e investimentos e se deve ter um olhar crítico a cerca deste acontecimento. Com isso, busca-se ter uma reflexão sobre até onde vale a pena sediar os megaeventos na cidade, apontando os desafios e vantagens de receber estes jogos na cidade do Rio de Janeiro, do ponto de vista social e econômico. Foi feita uma leitura da literatura sobre este tema, a fim de identificar os problemas sociais causados por esses eventos em outras cidades pelo mundo, como já vem ocorrendo na cidade do Rio de Janeiro, como a gentrificação, além de questões de direito à moradia, ao trabalho, acesso à informação, degradação ambiental e as propostas do Dossiê do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro e outros estudiosos para enfrentar os desafios de sediar esses jogos na cidade.
Palavras-chave: Eventos esportivos
Urbanização
Impacto ambiental
Direitos humanos
Política pública
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade produtora: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 20-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERREIRA, Arthur Pate de Souza. Megaeventos no Rio de Janeiro: impactos sociais e ambientais associados à sua realização. 2013. 46 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APSFerreira.pdf924.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.