Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13374
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Tendência para o câncer de fígado e vias biliares no norte do Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Martins, Camilla de Albuquerque
Tutor: Guimarães, Raphael Mendonça
Resumen: O câncer é uma doença que pode vir aparecer em qualquer parte do corpo, comumente em pessoas que ficam expostas constantemente aos fatores de risco específicos. O Câncer do Fígado é um tumor maligno que se origina a partir de células que compõem o fígado. O objetivo do estudo é entender o porquê a região norte que manteve durante anos um índice de mortalidade mais elevado do que o índice nacional, começa a ter uma redução. Foram coletados dados sobre mortalidade por câncer do fígado e das vias biliares da Região Norte do Brasil do SIM (Sistema de Informação de Mortalidade). Os dados dos gráficos confirmaram os índices elevados e recentemente a queda, além de mostrar a prevalência em homens através do risco relativo calculado em cima da razão de mortalidade padronizada. Esta queda pode ser associada a campanha de vacinação contra um dos principais fatores de risco deste tipo de câncer, que é a hepatite B.
Materia: Neoplasias hepáticas
Fatores de Risco
Mortalidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade de producción: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 20-dic-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MARTINS, Camilla de Albuquerque. Tendência para o câncer de fígado e vias biliares no norte do Brasil. 2013. 23 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece en las colecciones: Saúde Coletiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAMartins.pdf474.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.