Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13404
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Projeto de revitalização das áreas livres públicas do Conjunto Bandeirantes, Vargem Pequena, Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Luz, Bárbara Letícia Machado de Lima
Orientador: Vasconcellos, Virgínia Maria Nogueira de
Resumo: Este documento corresponde ao Trabalho de Conclusão do Curso de Paisagismo -TCC, da Escola de Belas Artes – UFRJ, como requisito para o Título de Bacharel em Paisagismo. Os trabalhos de conclusão de Curso em Paisagismo compõem a elaboração, apresentação e defesa oral de um projeto paisagístico para um espaço livre público urbano. Este projeto foi realizado no Conjunto Bandeirantes, Vargem Pequena, Rio de Janeiro e foi desenvolvido a partir de uma análise da área, com o apoio do Google Earth, Google Maps e dados da Prefeitura do Rio de Janeiro, por conta da Pandemia do Covid-19. O objetivo principal do projeto foi revitalizar a área, dotando-a de espaços de lazer, que permitam a interação social dos moradores e dote as áreas de equipamentos, mobiliário, acessibilidade, sombreamento, que melhorem as condições de uso desses espaços, trazendo vitalidade para o local. Para tanto, a área foi dividida em quatro setores que abrangem: a praça principal, e três espaços intersticiais, que permeiam os principais equipamentos urbanos locais (Escola Municipal Embaixador Ítalo Zappa, Creche Municipal Sebastião Bernardes de Souza , Creche Municipal Rogério Cardoso Furtado, CRAS Zumbi dos Palmares), além do tratamento dos passeios e estacionamentos. Este documento, reúne a pesquisa realizada, que deu suporte ao projeto e as pranchas de projeto propriamente ditas (plano geral, planta de especificação da vegetação, planta dos pisos, planta de cotas, ampliações e perspectivas.
Palavras-chave: Projeto paisagístico
Revitalização urbana
Espaços livres urbanos de uso público
Conjunto Bandeirantes
Rio de Janeiro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PAISAGISMO::PROJETOS DE ESPACOS LIVRES URBANOS
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LUZ, Bárbara Letícia Machado de Lima. Projeto de revitalização das áreas livres públicas do Conjunto Bandeirantes, Vargem Pequena, Rio de Janeiro. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Paisagismo) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Composição Paisagística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BLMLLuz.pdf4.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.