Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13441
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Relação estrutural entre o embasamento cristalino e os arenitos da formação Mauriti-Borda NE da Bacia do Araripe (Ceará, Brasil)
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Daniel Souza da
Orientador: Schmitt, Renata da Silva
Resumo: A Bacia do Araripe é a mais extensa das bacias interiores do nordeste brasileiro. Está localizada nos estados de Ceará, Pernambuco e Piauí, implantada em terrenos proterozóicos da Província Borborema. A origem da bacia está relacionada à tectônica rifte que foi responsável pela abertura do Oceano Atlântico. Os episódios de sedimentação na bacia podem ser divididos em quatro tectonossequências: Paleozóica, Pré-Rift, Rift e Pós-Rift. A Formação Mauriti, de idade Siluriana, é a unidade basal da Bacia do Araripe e constitui a sequência Paleozóica. É formada por arenitos e conglomerados associados a um ambiente fluvial entrelaçado. A Formação Mauriti possui um padrão estrutural fragmentado, constituído de blocos recortados por falhas normais e direcionais de orientação NE-SW, formadas pela reativação de estruturas do embasamento durante um episódio de distenção NW-SE durante o Cretáceo.
Palavras-chave: Província Borborema
Bacia do Araripe
Formação Mauriti
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, D.S.pdf6.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.