Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13442
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo de identificação de um reator de Van de Vusse com redes neuronais Feedforward
Autor(es)/Inventor(es): Freitas, Gabriela Carvalho
Bedor, Nathalia Braga Antunes
Orientador: Capron, Bruno Didier Olivier
Resumo: A indústria química está repleta de processos que apresentam comportamento dinâmico complexo e não linear, o que dificulta a sua modelagem por métodos tradicionais. Nesse trabalho realizou-se a identificação do reator de Van de Vusse utilizando redes neuronais como modelo. Essa escolha é justificada pela não linearidade e boa capacidade de predição das redes neuronais. Foi analisado primeiramente um caso base, e depois modificaram-se os parâmetros tempo de amostragem, quantidade de dados, quantidade de neurônios na camada escondida, quantidade de camadas escondidas e funções de ativação da camada escondida para realização de uma análise de sensibilidade. Foi avaliado também um caso melhorado com aplicação dos resultados encontrados na análise. Verificou-se um bom ajuste das redes ao comportamento do processo, mostrando-se uma boa alternativa para o campo da modelagem. As alterações realizadas geraram melhorias pequenas, porém os resultados são relevantes para auxiliar a escolha de parâmetros.
Palavras-chave: Reatores químicos
Modelagem de processos
Redes neuronais
Indùstria química
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::REATORES QUIMICOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Nov-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCFreitas.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.