Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13455
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ancorar: apoio ao profissional do Jornalismo
Autor(es)/Inventor(es): Cordeiro, Giovanna Abrantes
Orientador: Heinrich, Fabiana Oliveira
Resumo: O objetivo deste trabalho é entender o impacto das notícias — principalmente após a consolidação das redes sociais como fonte de informação — na saúde mental dos profissionais do Jornalismo e propor um produto digital que auxilie na compreensão e na mitigação desse impacto . Para isso, buscou-se relacionar os conceitos notícia, internet e saúde mental. Essa relação se deu através de uma pesquisa teórica sobre esses temas globais. Em seguida, realizou-se um questionário com o primeiro público-alvo, os usuários das redes sociais. O resultado considerado controverso desse questionário abriu margem para a realização de uma entrevista com a outra ponta da notícia, o profissional do Jornalismo. Essa entrevista nos fez considerar que é mais apropriado focar nesses profissionais como público-alvo, por serem esses impactados diariamente com todo o tipo de notícias e com os perigos e pressões da profissão. Assim, surge a proposta resultante deste estudo: um ambiente online focado na saúde mental dos profissionais do Jornalismo, chamado Ancorar, na tentativa de mitigar os resultados negativos que o teor das notícias, bem como os perigos e pressões supracitados, podem gerar para a vida desses profissionais. Entender como as notícias e informações influenciam nessa área da saúde pode ajudar a encontrar maneiras de diminuir este impacto e, quem sabe, transformar a forma como as notícias são produzidas e como chegam até o público final.
Palavras-chave: Design digital
Jornalismo
Notícias
Redes sociais
Saúde mental
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CORDEIRO, Giovanna Abrantes. Ancorar: apoio ao profissional do Jornalismo. 2020. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Comunicação Visual - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GACordeiro.pdf2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.