Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13460
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Tarô dos recortes
Author(s)/Inventor(s): Greiner, Philip Martins
Advisor: Peixoto, Irene de Mendonça
Abstract: O projeto se trata de uma releitura contemporânea do tarô de marselha que se utiliza da técnica de colagem digital para compor as 22 imagens que formam o projeto e da semiótica para para criar o link entre o conteúdo visual da peça original e a releitura de forma que, apesar de ser outra proposta de composição imagética e estética, o conteúdo visual e significados permaneça intacto. Portando uma estética contemporânea pautada no surrealismo, convida o usuário a mergulhar em associações de significados simbólicos presentes nas imagens. O objetivo do projeto é se utilizar da semiótica na linguagem visual para sensibilizar o usuário sobre esta área do conhecimento, estando mais atento e crítico em relação ao discurso por trás das imagens e da comunicação visual que o cerca. Esse projeto propõe a composição de 22 imagens referentes aos 22 arcanos maiores do tarô de marselha, que serão disponibilizadas em conjunto como um baralho que serivrá como oráculo, objeto de arte, ou apenas um foco de estudo/reflexão da comunicação visual.
Keywords: Composição imagética
Narrativa visual
Análise da imagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GREINER, Philip Martins. Tarô dos recortes. 2020. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Comunicação Visual - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PMGreiner.pdf10,73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.