Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13465
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Sofrimento mental autorreferenciado em estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro: um estudo descritivo
Autor(es)/Inventor(es): Faria, Maxwell de Souza
Orientador: Santos, Jacqueline Fernandes de Cintra
Resumo: Nos últimos anos a Saúde Mental Global tem passado por uma situação bastante crítica, em que há o aumento dos casos de sofrimento mental. Segundo dados do Ministério da Saúde, 3% da população geral sofrem com transtornos mentais. Estudos epidemiológicos têm revelado que transtornos mentais possuem maiores chances de surgir no início da fase adulta, principalmente no período estudantil. Neste sentido, este estudo visa identificar e descrever os principais sintomas autopercebidos de sofrimento mental nos universitários do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Trata-se de uma pesquisa descritiva, em que a abordagem metodológica adotada consiste no método misto o qual é calcado em um procedimento de pesquisa bibliográfica, coleta de dados, análise das combinações de técnicas quantitativas e qualitativas no mesmo desenho da pesquisa para análise de conteúdo. Os dados foram coletados por meio de duas técnicas de coleta: questionário e entrevista. Quantitativamente dados oriundos do SRQ-20 demonstraram que a prevalência global de TMC com 76,6%, o que indica dose elevada em detrimento de outros estudos, mas simultaneamente alta prevalência para o sexo feminino; os fatores de humor depressivo e de decréscimo da energia vital foram os mais frequentes em respostas dadas pela população da pesquisa. Quanto aos achados da parte qualitativa constatou-se que grandes partes dos respondentes relataram estarem ansiosos e estressados e, em alguma medida, evidenciaram fase de exaustão, de resistência, passividade como também sentimento de impotência. Conclui-se que os universitários desse campus estão sofrendo por inúmeras questões relacionadas ao seu contexto psicossocial e ao cotidiano acadêmico possuindo manifestações variadas e diversificadas de sintomas físicos e emocionais, que progressivamente não sendo tratados poderão avançar para um transtorno mental maior.
Palavras-chave: Sofrimento
Saúde mental
Estudantes universitários
Estresse
Ansiedade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Unidade produtora: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Out-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FARIA, Maxwell de Souza. Sofrimento mental autorreferenciado em estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro: um estudo descritivo. 2019. 106 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSFaria.pdf688.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.