Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13469
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Síntese, caracterização e investigação da atividade mimética de catalase e na degradação de corante reativo por um complexo de cobre (II)
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Felipe Pereira da
Tutor: Fonseca, Fabiana Valéria da
Tutor : Casellato, Annelise
Resumen: Complexos ou compostos de coordenação são moléculas formadas de um ligante e um ou mais centros metálicos, tendo aplicações que vão desde a eletrodeposição de metais, fixação de nitrogênio e conversão de energia solar até a catálise. No presente trabalho, foi sintetizado, caracterizado e investigada a atividade de um complexo de cobre (II) (LCu) como mimético à enzima catalase e no auxílio à degradação de um corante reativo modelo em um processo oxidativo auxiliado por peróxido de hidrogênio (H2O2). Da caracterização, a estrutura do composto foi confirmada através de difração de raios X em monocristal. O complexo mostrou-se ativo na decomposição de H2O2, podendo ser considerado um mimético com Vmáx = 3,17 10-3 mol L-1 s -1, KM = 0,61 ± 0,05 mol L-1, kcat = 45,29 ± 0,53 min-1, kcat/KM = 81,15 ± 0,88 mol-1 min-1 L e Kass= 1,79 ± 0,01 L mol-1, superior aos relatados na literatura, e com uma cinética de ordem 0,56. Além disso, nos ensaios preliminares utilizando o LCu como catalisador, usando H2O2 como oxidante, o mesmo removeu quase 100% da cor de amostras do corante em estudo em 60 min de ensaio para todas as condições estudadas, com remoção próxima a 80% no ensaio realizado em 180 min em condições de concentrações molares de LCu de 10% da usada na etapa anterior, respeitando uma cinética de pseudoprimeira ordem com uma kobs de 9,1 10-3 min-1. Tais resultados sugerem tanto que o LCu é promissor como mimético à catalase quanto como catalisador em processo oxidativo.
Materia: Metaloproteinases
Catalase
Indústria têxtil
Oxidação
Cinética
Materia CNPq: CNPQ::OUTROS::QUIMICA INDUSTRIAL
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-dic-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química Industrial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FPSilva.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.