Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13495
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação do consumo de nitrogênio do sistema de transporte pneumático de uma unidade de polipropileno
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Flavio Fortes
Advisor: Mehl, Ana
Co-advisor: Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Abstract: Os problemas envolvendo fenômenos de transporte, especialmente os relacionados ao transporte pneumático, são comuns dentro da indústria petroquímica. Isso ocorre devido à complexidade dos processos, às falhas em sistemas de controle e a crescente demanda por aumento de produção. Os fluidos percorrem obstáculos hidráulicos, como equipamentos e válvulas, onde o fluxo dependerá diretamente do percentual de abertura. Além disso, o transporte pneumático é influenciado pela pressão do sistema e pelo teor de hidrocarbonetos. Por fim, as diferentes estratégias de controle e avaliação de processos são fundamentais para que haja redução do consumo de gás no sistema de transporte. Neste trabalho, identificou-se uma perda contínua de nitrogênio para atmosfera em um sistema de transporte pneumático de uma fábrica de polipropileno e realizou-se um estudo para reduzir esse consumo. Observou-se também a relação entre pressão do sistema e teor de hidrocarbonetos do pó com a vazão de nitrogênio perdida para a atmosfera. Os cálculos e análises foram feitos da equação de Darcy para cálculo de vazão através de válvulas e utilizou-se a metodologia DMAIC – Six Sigma para desenvolvimento do projeto. Os resultados mostram que não há variação acentuada da pressão do sistema de transporte pneumático e do teor de hidrocarbonetos, quando se envia mais nitrogênio para a atmosfera. A quantidade perdida, no entanto, é significativa, impactando no custo de insumos da fábrica. Com a fase 1 do projeto, o consumo de nitrogênio no sistema de transporte pneumático apresentou uma redução de 18,78 % ao se reduzir a abertura da válvula para campanhas de polímeros com adição de eteno. Na fase 2 do projeto, a redução no consumo de nitrogênio no sistema de transporte pneumático foi de 87,60 % ao se alterar a estratégia de controle utilizada. Isso sem que houvesse prejuízos à segurança de processos. Em suma, avalia-se ser possível reduzir o envio de nitrogênio para a atmosfera.
Keywords: Transporte pneumático
Controle e avaliação de processos
Polipropileno
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Dec-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, Flavio Fortes. Avaliação do consumo de nitrogênio do sistema de transporte pneumático de uma unidade de polipropileno. 2020. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FFPereira.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.