Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13511
Type: Artigo
Title: Rio de Janeiro y la Exposición del Centenario de la Independencia en 1922
Author(s)/Inventor(s): Drago, Niuxa Dias
Galvéz, Márcia Furriel Ramos
Abstract: Seguindo o caminho traçado por outras nações latino-americanas no início do século XX, o Brasil celebrou o centenário de sua independência com uma grande exposição internacional no Rio de Janeiro em 1922. A Exposição funcionou como uma transmutação do passado colonial em identidade modernizada, consolidando o estilo neocolonial como um amálgama de nacionalismo e cosmopolitismo. Um paradoxo arquitetônico pode ser percebido na Mostra: enquanto a arquitetura neocolonial brasileira predominava entre os pavilhões, monumentos coloniais originais (como o colégio jesuíta e a igreja no Morro do Castelo) foram demolidos diante dos visitantes. A representação das nações visitantes expressou historicismos nacionais e contribuiu para o aprofundamento da discussão teórica sobre a identidade nacional brasileira. Na verdade, a década de 1920 será marcada pela fermentação dos ideais de nacionalidade e de uma “arte brasileira”, campo em que a arquitetura será protagonista. A título de exemplo, podemos reconhecer o projeto do Museu Histórico Nacional, a criação das primeiras associações de arquitetos no Brasil e o pacto do governo com os representantes do neocolonial, chamados a contribuir para a construção das primeiras escolas republicanas e das representações brasileiras no Brasil em outras exposições.
Abstract: Siguiendo el camino trazado por otras naciones de América Latina a principios del siglo XX, Brasil celebró el centenario de su independencia con una gran exposición internacional en Río de Janeiro en el año 1922. La Exposición funcionó como una transmutación del pasado colonial en la identidad modernizada, consolidando el estilo neocolonial como una amalgama de nacionalismo y cosmopolitismo. Se nota una paradoja arquitectónica en la Exposición: mientras la arquitectura neocolonial brasileña predominaba entre los pabellones, monumentos coloniales originales (como el colegio y la iglesia de los jesuitas en el “Morro do Castelo”) eran demolidos delante de los visitantes. La representación de las naciones visitantes expresó los historicismos nacionales, y contribuyó en la profundización de la discusión teórica de la identidad nacional brasileña. De hecho, la década del 1920 estará marcada por la fermentación de los ideales de nacionalidad y de un “arte brasileño”, campo en que la arquitectura será protagonista. Como muestra, podemos reconocer el proyecto del Museo Histórico Nacional, la creación de las primeras asociaciones de arquitectos de Brasil y el pacto del gobierno con los representantes del neocolonial, llamados a contribuir con la construcción de las primeras escuelas republicanas y de las representaciones brasileñas en otras exposiciones.
Following the path traced by other Latin American nations at the beginning of the 20th century, Brazil celebrated the centenary of its independence with a major international exhibition in Rio de Janeiro in 1922. The exhibition worked as a transmutation of the colonial past into one modernized identity, consolidating the neocolonial as an amalgam of nationalism and cosmopolitanism. The architectural paradox present at the Exposition was: while the Brazilian neocolonial architecture prevailed among the pavilions, original colonial monuments on the “Morro do Castelo” (such as the college and the Jesuit church) were demolished in front of the visitors. The representation of invited nations expressed national historicisms and contributed to the deepening of the theoretical discussion of Brazilian nationality. In fact, the decade of 1920 will be marked by the fermentation of the ideals of nationality and a “Brazilian art”, a field in which architecture will be the protagonist. As examples, we can recognize the project of the National Historical Museum, the creation of the first associations of architects in Brazil and the government pact with representatives of the neocolonial, called to contribute with the construction of the first republican schools and the Brazilian pavilions in other exhibitions.
Keywords: Exposição
Castelo, Morro do (Rio de Janeiro, RJ)
Arquitetura colonial
Exposição Internacional do Centenário da Independência (1922-1923: Rio de Janeiro, RJ)
Exhibitions
Architecture, Colonial
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::HISTORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO
Production unit: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Publisher: Groupe de Recherche Amérique Latine Histoire et Mémoire de l'Université de Paris 8
In: Les Cahiers ALHIM
Issue: 33
Issue Date: 16-Jun-2017
DOI: 10.4000/alhim.5684
Publisher country: França
Language: spa
Right access: Acesso Aberto
ISSN: 1777-5175
Citation: DRAGO, Niuxa Dias; GALVÉZ, Márcia Furriel Ramos. Rio de Janeiro y la Exposición del Centenario de la Independencia en 1922. Les Cahiers ALHIM, Paris, n. 33, 10 p., 2017. Disponível em: https://journals.openedition.org/alhim/5684.
Appears in Collections:Ciências Sociais Aplicadas

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