Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13648
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desafios jurídicos da Lei de Improbidade Administrativa: o problema da violação de princípios como ato de improbidade.
Author(s)/Inventor(s): Honorio, Jean Carlos dos Santos
Advisor: Oliveira, Larissa Pinha de
Abstract: A proteção à probidade na Administração Pública, espécie do gênero moralidade administrativa, nunca esteve tão presente no debate público como atualmente. Prevista no art. 37, § 4º, da Constituição Federal, a tutela da probidade administrativa se concretiza principalmente por meio da Lei n. 8.429/1992, que elenca três espécies de atos de improbidade administrativa: os que importam em enriquecimento ilícito, os que causam prejuízo ao erário, e os que atentam contra os princípios da Administração Pública. Apesar do importante papel que possui no sistema jurídico nacional, a LIA possui características estruturais que a colocam em flagrante descompasso com a Constituição Federal. A tipificação exageradamente aberta dos atos de improbidade e, em especial, da violação de princípios administrativos produz forte insegurança jurídica para agentes públicos e privados. A tipificação aberta também produz efeitos negativos para a própria atividade administrativa. O presente trabalho demonstra a necessidade de revisão da lei de improbidade, notadamente a partir do aprimoramento da tipificação dos atos de improbidade, de forma a compatibilizar o conteúdo da lei com os princípios constitucionais da legalidade, da tipicidade e da segurança jurídica.
Keywords: Improbidade Administrativa
Violação de Princípios Administrativos
Constituição Federal
Tipificação aberta
Efeitos negativos
Aprimoramento
Legalidade
Tipicidade
Segurança Jurídica
Probity protection
Administrative misconduct
Acts of misconduct
Violation of Adminsitrative Principles
Brazilian Federal Constitution
Open typification
Negative effects
Improvement
Legality
Legal Certainty
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: HONORIO, Jean Carlos dos Santos. Desafios jurídicos da Lei de Improbidade Administrativa: o problema da violação de princípios como ato de improbidade. 2020. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCSHonorio.pdf507.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.