Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1365
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desigualdade de gênero no mercado de trabalho brasileiro em 2012: uma aplicação da análise estatística multivariada
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Leandro Andrioli Vieira de
Orientador: Kubrusly, Lúcia Silva
Resumo: A desigualdade de gênero no mercado de trabalho brasileiro sempre se fez presente. Nos últimos anos, porém, pode-se observar uma mudança de mentalidade quanto a questão da igualdade de direitos entre homens e mulheres. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise dos dados do ano de 2012, visando analisar o gap entre gêneros na sociedade brasileira, no que tange o mercado de trabalho. Neste trabalho, foram analisados os dados de nove regiões metropolitanas brasileiras, retirados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2012, com o objetivo de verificar o estágio da desigualdade mencionada anteriormente. Conceitos básicos estatísticos e modelos mais avançados dentro da Análise Estatística Multivariada, como a Análise de Grupamento (AG) e a Análise de Componentes Principais (ACP) foram utilizados para chegar ao resultado de que o mercado de trabalho brasileiro ainda é bastante desigual, tanto com relação a gênero quanto com relação as regiões do país, sendo que as desigualdades entre homens e mulheres se sobrepõem as desigualdades regionais.
Palavras-chave: Gênero
Desigualdades
Mercado de trabalho
Análise multivariada
Componentes principais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::DEMOGRAFIA ECONOMICA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAVOliveira.pdf492.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.