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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMelo, Lauro Luís Martins Medeiros de-
dc.contributor.authorLacerda, Gabriela Fernandes-
dc.date.accessioned2021-02-10T02:30:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:25Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13677-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRefrigerantept_BR
dc.subjectNeuromarketingpt_BR
dc.subjectAnálise sensorialpt_BR
dc.subjectEletroencefalogramapt_BR
dc.titleAvaliação conjunta de teste de aceitação e eletroencefalografia de duas marcas de refrigerantes no mercado brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0578424395609505pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Lima Filho, Roberto Ivo da Rocha-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5453509814341147pt_BR
dc.contributor.referee1Oroski, Fábio de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9380873464036320pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Márcio Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3110423356650397pt_BR
dc.description.resumoOs métodos sensoriais descritivos permitem a detecção, a descrição e a quantificação dos atributos sensoriais presentes em um alimento. Estes métodos são utilizados pela indústria de alimentos como forma de compreender o grau de satisfação do consumidor. O produto alimentício, em especial os produtos líquidos, além de seu valor nutricional, devem produzir satisfação ao consumidor, como resultado do equilíbrio de seus diferentes atributos sensoriais. Assim, o consumidor voltará a adquirir o novo produto que conseguiu impressioná-lo positivamente e a repetição dessa situação constituirá o hábito de consumo. Por ser um produto líquido muito popular, o consumo de refrigerantes aumentou consideravelmente nos últimos anos. Isso também se aplica a refrigerantes com suco de laranja. A importância do profissional da química dentro da fábrica de refrigerantes não se resume a atender à legislação do setor. Também está atrelada a desenvolver e analisar estes métodos sensoriais e aplicar ao marketing do produto finalizado, a fim do desenvolvimento e reforço da marca e do produto no mercado. O presente estudo baseou-se numa pesquisa qualitativa e quantitativa das análises sensoriais dos refrigerantes Fanta e Sukita (líderes de mercado), a fim de verificar a eficácia da utilização da técnica de eletroencelografia como método complementar em pesquisas de consumidor, e para isso foram realizados testes de aceitação, e testes de aceitação com a utilização simultânea do equipamento eletroencefalógrafo. Os testes de aceitação tiveram como objetivo a determinação da aceitação sensorial de duas marcas de refrigerantes sabor laranja referências no mercado brasileiro e a verificação do efeito dos fatores marca e informação sobre a marca, assim como a interação entre esses fatores sobre a aceitação dos produtos. Foi possível observar que para todos os dados considerados válidos, 96 de 100, houve uma maior aceitação do refrigerante da marca Fanta. Para os consumidores com preferência pela marca Sukita, a informação sobre a marca não teve influência significativa sobre a aceitação, porém para os consumidores com preferência pela marca Fanta, a informação teve influência, resultando em aceitações mais baixas para a marca Sukita. Os testes de aceitação com utilização simultânea da técnica de eletroencefalografia contaram com a participação de 10 avaliadores, e todas as respostas foram consideradas válidas. Para a verificação da existência da congruência entre os métodos foi realizada uma regressão com dados de painel com os dados de TEI, calculados a partir dos dados de potência das frequências das ondas das bandas beta, teta e alfa, obtidos na eletroencefalografia, e dos dados dos testes de aceitação. O resultado da regressão mostrou que a técnica de eletroencefalografia pode ser usada como técnica complementar em estudos de consumidor, porém dada a baixa amostragem, mais testes deverão ser realizados para a confirmação da hipótese.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.relation.referencesABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 5492:2017: Análise Sensorial - Vocabulário. Rio de Janeiro, 2017. ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 11132:2016. Sensory analysis – methodology - guidelines for monitoring the performance of a quantitative sensory panel. Rio de Janeiro, 2016. 29 p. ALCANTARA, Marcela de; FREITAS-SÁ, Daniela De Grandi Castro. Metodologias sensoriais descritivas mais rápidas e versáteis–uma atualidade na ciência sensorial. Brazilian Journal of Food Technology, v. 21, 2018. ALMEIDA, Carlos Felipe Cavalcante; ARRUDA, Danielle Miranda de Oliveira. O neuromarketing e a neurociência do comportamento do consumidor: o futuro por meio da convergência de conhecimentos. Ciências & Cognição, v. 19, n. 2, 2014. ASTOLFI, L. ; VECCHIATO, G. ; FABRICIO, V.F. ; SALINARI, S. ; CINCOTTI, F; ALOISE, F.; MATTIA, D.; MARCIANI, M.G.; BIACHI, L.; SORANZO, R. & BABILONI, F. (2009).The Track of Brain Activity during the Observation of TV Commercials with the High- -Resolution EEG Technology. Computational Intelligence and Neuroscience, volume 2009, 1-7. BEAR, Mark F.; CONNORS, Barry W.; PARADISO, Michael A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Artmed Editora, 2008. BERNARDO, Vinícius de Oliveira. Neuromarketing: um estudo sobre a sensibilização do consumidor. Limeira, SP: [s.n.], 2012 BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.871, de 04 de junho de 2009. Regulamenta a Lei no 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 04 jun. 2009. ______, C. N. S. Resolução 466/2012-Normas para pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, DF, 2012. ______, C. N. S. Resolução, C. N. S. nº 196. (1996, 10 de outubro). Ministério da Saúde, Brasil. Recuperado de http://bvsms. saude. gov. br/bvs/saudelegis/cns/1996/res0196_10_10_1996. html. ______. Ministério da Saúde. Resolução RDC n. 5, de 15 de janeiro de 2007. Regulamento técnico sobre atribuição de aditivos e seus limites máximos para a categoria de alimentos 16.2 Bebidas não alcoólicas, Subcategoria 16.2.2: Bebidas não alcoólicas gaseificadas e não gaseificadas", que consta como Anexo da presente Resolução. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 de jan. de 2007. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 212p. – (Série B. Textos Básicos de Saúde).pt_BR
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