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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação conjunta de teste de aceitação e eletroencefalografia de duas marcas de refrigerantes no mercado brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Lacerda, Gabriela Fernandes
Orientador: Melo, Lauro Luís Martins Medeiros de
Coorientador: Lima Filho, Roberto Ivo da Rocha
Resumo: Os métodos sensoriais descritivos permitem a detecção, a descrição e a quantificação dos atributos sensoriais presentes em um alimento. Estes métodos são utilizados pela indústria de alimentos como forma de compreender o grau de satisfação do consumidor. O produto alimentício, em especial os produtos líquidos, além de seu valor nutricional, devem produzir satisfação ao consumidor, como resultado do equilíbrio de seus diferentes atributos sensoriais. Assim, o consumidor voltará a adquirir o novo produto que conseguiu impressioná-lo positivamente e a repetição dessa situação constituirá o hábito de consumo. Por ser um produto líquido muito popular, o consumo de refrigerantes aumentou consideravelmente nos últimos anos. Isso também se aplica a refrigerantes com suco de laranja. A importância do profissional da química dentro da fábrica de refrigerantes não se resume a atender à legislação do setor. Também está atrelada a desenvolver e analisar estes métodos sensoriais e aplicar ao marketing do produto finalizado, a fim do desenvolvimento e reforço da marca e do produto no mercado. O presente estudo baseou-se numa pesquisa qualitativa e quantitativa das análises sensoriais dos refrigerantes Fanta e Sukita (líderes de mercado), a fim de verificar a eficácia da utilização da técnica de eletroencelografia como método complementar em pesquisas de consumidor, e para isso foram realizados testes de aceitação, e testes de aceitação com a utilização simultânea do equipamento eletroencefalógrafo. Os testes de aceitação tiveram como objetivo a determinação da aceitação sensorial de duas marcas de refrigerantes sabor laranja referências no mercado brasileiro e a verificação do efeito dos fatores marca e informação sobre a marca, assim como a interação entre esses fatores sobre a aceitação dos produtos. Foi possível observar que para todos os dados considerados válidos, 96 de 100, houve uma maior aceitação do refrigerante da marca Fanta. Para os consumidores com preferência pela marca Sukita, a informação sobre a marca não teve influência significativa sobre a aceitação, porém para os consumidores com preferência pela marca Fanta, a informação teve influência, resultando em aceitações mais baixas para a marca Sukita. Os testes de aceitação com utilização simultânea da técnica de eletroencefalografia contaram com a participação de 10 avaliadores, e todas as respostas foram consideradas válidas. Para a verificação da existência da congruência entre os métodos foi realizada uma regressão com dados de painel com os dados de TEI, calculados a partir dos dados de potência das frequências das ondas das bandas beta, teta e alfa, obtidos na eletroencefalografia, e dos dados dos testes de aceitação. O resultado da regressão mostrou que a técnica de eletroencefalografia pode ser usada como técnica complementar em estudos de consumidor, porém dada a baixa amostragem, mais testes deverão ser realizados para a confirmação da hipótese.
Palavras-chave: Refrigerante
Neuromarketing
Análise sensorial
Eletroencefalograma
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

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