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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Colunismo social na imprensa carioca
Autor(es)/Inventor(es): Fontoura, Ana Carolina Freitas da
Orientador: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumo: O colunismo social nasceu na imprensa norte-americana em meados do século XIX para narrar eventos da alta-sociedade norte-americana. Aqui no Brasil, este gênero jornalístico só ganhou força na década de 1950, impulsionado por Jacinto de Thormes e Ibrahim Sued, precursores do chamado “colunismo de variedades” na imprensa brasileira. Com o objetivo de levar para o leitor furos jornalísticos de diversos assuntos, sem perder o glamour característico da coluna social, os jornalistas criaram um novo modelo de colunismo, único em todo o jornalismo mundial. Apesar do grande sucesso que têm hoje, as colunas sociais ainda são pouco discutidas no meio acadêmico e literário. Nesse sentido, esse trabalho pretende reunir informações dispersas a fim de mostrar a sua importância dentro da imprensa carioca. Para tanto, foram entrevistados alguns dos principais colunistas de O Globo e Jornal do Brasil, e analisadas as colunas destes jornais.
Palavras-chave: Colunismo social
Jornal
Reportagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FONTOURA, Ana Carolina. Colunismo social na imprensa carioca. 2005. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
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