Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1369
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea
Author(s)/Inventor(s): Moraes, Renata Costa
Advisor: Freire Filho, Joao
Abstract: Explicita o papel da mídia especializada no funcionamento de uma cultura das celebridades. A figura da celebridade se firmou na indústria cultural como seu produto mais promissor e duradouro. Ela alimenta o mercado do entretenimento e tornou-se uma de suas principais fontes de lucro, em grande parte devido a uma demanda especial de um público ávido por referências culturais, identidades e estilos. O segmento cresce exponencialmente e têm conquistado um espaço editorial sem precedentes, ocupando horário nobre, sustentando informativos em forma de revistas, tablóides e telejornais e ganhando canais exclusivos na TV paga. Particularmente, os informativos sobre o mundo das celebridades têm um papel fundamental de legitimação e reafirmação dessa importância. Transformaram-se na forma de consumo mais direta e conveniente do seu público. São analisadas aqui a linguagem e a dinâmica desse mercado, através de uma revisão crítica do TV Fama da Rede TV!, focada na maneira como o programa aborda as celebridades, na linguagem e na transformação dessas estrelas em referências identitárias. Ele também pode ajudar na compreensão do conceito de celebridade em seus moldes pósmodernos – um novo modelo baseado na efemeridade, na superexposição e em novas formas discursivas.
Keywords: Estudos culturais
Cultura da mídia
Celebridades
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Jul-2005
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MORAES, Renata Costa. Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea. 2005. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1369
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMoraes.pdf428,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.