Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1369
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea
Autor(es)/Inventor(es): Moraes, Renata Costa
Orientador: Freire Filho, João
Resumo: Explicita o papel da mídia especializada no funcionamento de uma cultura das celebridades. A figura da celebridade se firmou na indústria cultural como seu produto mais promissor e duradouro. Ela alimenta o mercado do entretenimento e tornou-se uma de suas principais fontes de lucro, em grande parte devido a uma demanda especial de um público ávido por referências culturais, identidades e estilos. O segmento cresce exponencialmente e têm conquistado um espaço editorial sem precedentes, ocupando horário nobre, sustentando informativos em forma de revistas, tablóides e telejornais e ganhando canais exclusivos na TV paga. Particularmente, os informativos sobre o mundo das celebridades têm um papel fundamental de legitimação e reafirmação dessa importância. Transformaram-se na forma de consumo mais direta e conveniente do seu público. São analisadas aqui a linguagem e a dinâmica desse mercado, através de uma revisão crítica do TV Fama da Rede TV!, focada na maneira como o programa aborda as celebridades, na linguagem e na transformação dessas estrelas em referências identitárias. Ele também pode ajudar na compreensão do conceito de celebridade em seus moldes pósmodernos – um novo modelo baseado na efemeridade, na superexposição e em novas formas discursivas.
Palavras-chave: Estudos culturais
Cultura da mídia
Celebridades
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Jul-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MORAES, Renata Costa. Cultura das celebridades: a mídia especializada e o funcionamento da indústria cultural contemporânea. 2005. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
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