Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13705
Tipo: Tese
Título: Potencial do sistema diesel elétrico para a redução do consumo de combustível fóssil em embarcações de pesca: um estudo de caso do consumo de energia da frota de espinhel de fundo do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Bastos, Ricardo Fagundes
Orientador: Branco, David Alves Castelo
Coorientador: Arouca, Maurício Cardoso
Resumo: Esta tese refere-se a um modelo de consumo de combustível e emissões de gases de efeito estufa (GEE) da frota de espinhel de fundo do Rio de Janeiro, Brasil com dados relativos às características das embarcações e seus motores, consumo de combustível, desembarques e duração da viagem de pesca de dezessete embarcações de espinhel que operam na costa do Rio de Janeiro entre 2015 e 2016. O perfil operacional desta frota foi analisado, com base em uma abordagem empírica para modelar a potência de propulsão exigida para um barco típico da frota de espinhel de fundo para os sistemas diesel e diesel elétrico, comparando-os quanto ao consumo de combustível e a emissão de GEE. Os resultados da estimativa de potência requerida para o sistema diesel mostraram que os motores utilizados são muito mais potentes que o necessário, indicando um potencial de redução no consumo de combustível somente com a instalação de motores menores. Entretanto, o perfil operacional observado na frota de espinhel indicou a possibilidade de redução no consumo de combustível fóssil com a utilização de propulsão diesel elétrica.
Resumo: This thesis concerns a model of the fuel consumption and emissions from the bottom longline fishing fleet at Rio de Janeiro State, Brazil with data comprised vessel and engine characteristics, fuel consumption, landings and fishing trip duration of seventeen longliners operating in Rio de Janeiro between 2015 and 2016. The operational pattern was investigated for this fleet, based on an empirical approach to model the propulsion power requirements of the typical longliner fishing vessel, for diesel and electric diesel systems, comparing them in terms of fuel consumption and GHG emissions. The results of estimated required power for the diesel system revealed that the engines used are much more powerful than necessary, indicating a potential reduction in fuel consumption only with the installation of smaller engines. However, when the operational pattern evaluation is taken into account, it indicates the future potential for diesel-electric propulsion for longliner fishing vessels, as a result of a reduction in fuel consumption.
Palavras-chave: Consumo de combustível fóssil
Pesca de espinhel de fundo
Sistema diesel elétrico
Redução de emissões
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Planejamento Energético

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RicardoFagundesBastos.pdf3.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.