Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13745
Tipo: Tese
Título: Padronização do 152Eu pelo método pico-soma precedido da dedução de expressões teóricas para as taxas de contagem
Título(s) alternativo(s): 152Eu standardization by the sum-peak method preceded of the deduction of theoretical expressions for the counting rates
Autor(es)/Inventor(es): Filho, Alfredo Lopes Ferreira
Orientador: Lopes, Ricardo Tadeu
Coorientador: Delgado, José Ubiratan
Resumo: O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento, na área de metrologia de radionuclídeos, de uma técnica de medição primária da grandeza atividade por unidade de massa com uma abordagem teórico-experimental do método de coincidência picosoma que permita a padronização direta do radionuclídeo de decaimento complexo 152Eu, no qual a cascata de desexcitação do núcleo ocorre simultaneamente com a cascata de desexcitação da camada atômica. O método de coincidência pico-soma, uma técnica de medição absoluta que usa contagem de coincidências e espectrometria de fótons com um único detector de germânio de alta resolução, foi aplicado à padronização da atividade de fontes de 152Eu. O ramo de decaimento utilizado foi o do 152Sm, uma vez que é quase inteiramente por captura eletrônica e exibe raios X com uma alta probabilidade de coincidência com os raios gama de 121,8 keV, como evidenciado pela técnica da matriz utilizada para esquemas de decaimento complexos, um método para deduzir expressões teóricas prevendo as taxas de contagem de picos do espectro energético de fótons, conhecidas como equações de taxa de contagem, que descrevem as somas por coincidência de raios gama e X. O resultado foi comparado com a calibração realizada por câmara de ionização rastreável ao BIPM. Os resultados apresentaram valores de incerteza de 0,50% (k = 1).
Resumo: The objective of this work is the development, in the field of radionuclide metrology, of a primary measurement technique of the quantity activity per mass unit, by a theoretical-experimental approach of the Sum-Peak Coincidence Method which allows direct standardization of the complex decay radionuclide 152Eu, in which the deexcitation cascade nucleus occurs simultaneously with the cascade de-excitation of the atomic layer. The Sum-peak Coincidence Method, an absolute measurement technique that uses coincidence counting and γ-ray spectrometry, was applied to activity standardization of 152Eu sources. The decay branch used was that of 152Sm, as it is almost entirely electron capture and exhibits X-rays with a high probability of coincidence with the 121.8 keV gamma rays, as evidenced by the matrix technique used for complex decay schemes, a method for deriving counting rate equations describing coincidence summing of gamma and X-rays. The result was compared with the calibration performed by ionization chamber traceable to BIPM. The results presented uncertainty values of 0.50 % (k = 1).
Palavras-chave: Padronização de radionuclídeos
Método pico-soma
Equações de taxa de contagem
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NUCLEAR
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Nuclear

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlfredoLopesFerreiraFilho.pdf10.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.