Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1374
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sodré, Muniz | - |
dc.contributor.author | Andrade, Daniela Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-08T17:23:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:33Z | - |
dc.date.issued | 2005-11-22 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Daniela Almeida. A resistência do cinema à censura da ditadura militar: a jornada brasileira de curta metragem e sua história de luta na Bahia. 2005. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1374 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Censura | pt_BR |
dc.subject | Ditadura militar | pt_BR |
dc.title | A resistência do cinema à censura da ditadura militar: a jornada brasileira de curta metragem e sua história de luta na Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5048383145015647 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vaz, Paulo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5987778390189807 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lacombe, Fábio | - |
dc.description.resumo | Analisa a história da censura ao movimento “Jornada Brasileira de Curta-Metragem”, realizado desde 1972 na Bahia, e as bases da repressão instalada na ditadura militar através do Serviço de Censura a Diversões Públicas (SCDP). Procurou-se fazer uma pesquisa acerca da formação e da metodologia utilizada pelos censores para melhor analisar seus argumentos. Analisaram-se vetos e cortes de filmes com a intenção de ratificar a censura arbitrária da época. Mostrou-se no trabalho ainda a importância do movimento ao espaço do cinema no país e a resistência dos cineastas ao regime. A metodologia do trabalho está calcada em depoimentos de seis cineastas censurados em diferentes fases do evento em questão e na pesquisa bibliográfica de livros que tratam sobre o histórico da repressão, que suprimiu inúmeras manifestações artísticoculturais no Brasil no período ditatorial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DANDRADE.pdf | 378.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.