Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1374
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A resistência do cinema à censura da ditadura militar: a jornada brasileira de curta metragem e sua história de luta na Bahia
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Daniela Almeida de
Tutor: Sodré, Muniz
Resumen: Analisa a história da censura ao movimento “Jornada Brasileira de Curta-Metragem”, realizado desde 1972 na Bahia, e as bases da repressão instalada na ditadura militar através do Serviço de Censura a Diversões Públicas (SCDP). Procurou-se fazer uma pesquisa acerca da formação e da metodologia utilizada pelos censores para melhor analisar seus argumentos. Analisaram-se vetos e cortes de filmes com a intenção de ratificar a censura arbitrária da época. Mostrou-se no trabalho ainda a importância do movimento ao espaço do cinema no país e a resistência dos cineastas ao regime. A metodologia do trabalho está calcada em depoimentos de seis cineastas censurados em diferentes fases do evento em questão e na pesquisa bibliográfica de livros que tratam sobre o histórico da repressão, que suprimiu inúmeras manifestações artísticoculturais no Brasil no período ditatorial.
Materia: Cinema
Censura
Ditadura militar
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 22-nov-2005
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ANDRADE, Daniela Almeida. A resistência do cinema à censura da ditadura militar: a jornada brasileira de curta metragem e sua história de luta na Bahia. 2005. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DANDRADE.pdf378.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.