Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13755
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de segmentação de passageiros segundo a métrica de consumo em aeroportos
Título(s) alternativo(s): Passenger segmentation proposal according to airport consumption method
Autor(es)/Inventor(es): Côrtes, Marina Rodine
Orientador: Portugal, Licínio da Silva
Resumo: Com as recentes modificações no quadro aéreo brasileiro, a demanda nos aeroportos tem sido cada vez mais frequente e variada; os terminais, por sua vez, não têm acompanhado esta nova realidade com o mesmo afinco, o que tem resultado em filas, redução do nível de serviço e, consequentemente, receitas comerciais com valores inferiores aos padrões internacionais. Uma opção para tentar potencializar estas receitas é buscar oferecer um ambiente, serviço e estratégias mais adequadas aos passageiros, de maneira que os mesmos se sintam mais à vontade com o ato de consumir. No entanto, para tal, é necessário compreender a sua predisposição às compras e os principais fatores capazes de influenciar este comportamento. Desta forma, este trabalho pretende auxiliar os administradores aeroportuários propondo um modelo de segmentação de passageiros baseado em características intrínsecas aos mesmos e em estímulos que estes sofrem ao entrar em contato com o ambiente aeroportuário. O principal produto desta pesquisa surge da mescla entre as classificações destes dois elementos principais, que resulta em seis segmentos chave de passageiros. Este modelo pode ser adaptado à diferentes contextos, através de consultas a especialistas locais. Além do modelo de segmentação em si e dos perfis resultantes desta segmentação, o estudo também apresenta uma consulta a especialistas (de modo a exemplificar o trabalho a ser feito pelo administrador) e alguns métodos de captação de dados (a serem utilizados de acordo com a disponibilidade de recursos dos aeroportos em questão).
Resumo: With the recent changes in the Brazilian airspace, the airport demand has been more and more frequent and diverse; however, terminals are not following this new reality with the same effort, which results in long queues, reduction of the level of service and, consequently, commercial revenues with values lower than international standards. An option to potentialize these revenues is try to provide a better environment, service and strategies so that the passengers can feel more comfortable with the act of consume. However, to make this happen, it is necessary to understand their inclination to purchases and the main factors that has influence on this behavior. Thus, this work aims to assist airport managers proposing a passenger segmentation model based on their intrinsic characteristics and on the provocations that they suffer when coming into contact with the airport environment. The main product of this research emerges from the fusion of the classifications of these two main elements, which results in six key passenger segments. This model can be adapted to different contexts, through consultation with local experts. Besides the threading model itself and profiles resulted from this segmentation, the study also presents an expert consultation (in order to exemplify the work to be done by the managers) and some methods of data capture (to be used according to the availability of resources at each airport).
Palavras-chave: Comportamento de consumo
Aeroportos
Receitas comerciais
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mai-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia de Transportes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarinaRodineCortes.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.