Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1375
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O futebol no jornalismo esportivo: o papel da mídia impressa na criação dos ídolos de massa
Autor(es)/Inventor(es): Guimarães, Fernanda Couto
Tutor: Schleder, Maurício
Resumen: Demonstra como o futebol se insere no jornalismo esportivo. Seus enfoques são o processo de criação dos ídolos e a influência da mídia no comportamento do torcedor. O trabalho trata também de apresentar a abordagem geral do esporte no jornalismo impresso. O principal objetivo é trazer à tona uma reflexão sobre a ausência de espontaneidade neste processo e revelar a máquina que funciona por trás do futebol. Com um estudo de caso sobre o jogador Edmundo, o projeto aborda o papel do jornalismo esportivo como tribunal de julgamento. O projeto foi desenvolvido a partir da análise dos jornais O Globo, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Folha da Tarde, A Gazeta Esportiva e Jornal da Tarde nos períodos de janeiro a junho de 2005 e de março de 1992 a setembro de 1996. Observação empírica e bibliografia indicada serviram como base para sustentar os conceitos discutidos.
Materia: Fubebol
Jornalismo esportivo
Ídolos
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-jul-2005
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : Guimarães, Fernanda Couto. O futebol no jornalismo esportivo: o papel da mídia impressa na criação dos ídolos de massa. 2005. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FGuimarães.pdf440.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.