Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13802
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dc.contributor.advisorTorquato, Chalini-
dc.contributor.authorSantos, Meira Santana dos-
dc.date.accessioned2021-02-22T20:01:26Z-
dc.date.available2021-02-24T03:00:07Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Meira Santana dos. Retratos da leitura em Rio das Pedras: um estudo de caso sobre acesso, incentivo e autoestima de jovens alunos do colégio estadual CAIC Euclides da Cunha. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13802-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLivros e leiturapt_BR
dc.titleRetratos da leitura em Rio das Pedras: um estudo de caso sobre acesso, incentivo e autoestima de jovens alunos do Colégio Estadual CAIC Euclides da Cunhapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2809165635300769pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Elaine Vidal-
dc.contributor.referee2Feijó, Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719pt_BR
dc.description.resumoDe acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da leitura no Brasil, 30% da população nunca comprou um livro. Considerando o senso comum determinista que afirma que os jovens não leem, este estudo de caso investiga e contextualiza o hábito de leitura de 95 alunos de 14 a 19 anos no ensino médio do colégio estadual CAIC Euclides da Cunha, localizado em Rio das Pedras, através de questões estruturais e de autoestima. Além da revisão bibliográfica, pesquisa de campo e entrevistas, o principal método de coleta de dados dos sujeitos de pesquisa foi a aplicação de um questionário de questões abertas e fechadas. Através das respostas e resultados foi constatado que o contexto de opressões ao qual estão inseridos propicia a valorização da utilidade prática da leitura, associada, sobretudo, como fonte do conhecimento necessário ao processo de intelectualização e adequação ao funcionamento do capitalismo para ascensão social. Ascenção, esta, que não se limita apenas ao mercado formal de trabalho, mas atualiza se através do desejo de acesso ao Ensino Superior pelo alto índice de alunos que declararam que pretendem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A leitura prazerosa se apresentou, então, de forma predominante através de best sellers, que são poucos no limitado acervo da biblioteca, não são apresentados em salas de aula e são indicados fora do contexto da escola, sobretudo pelos amigos e por criteriosas pesquisas na Internet. Ainda que mais da metade dos alunos sejam cariocas, entre estes, mais da metade têm pais nordestinos, indicando a principal característica da comunidade, que além das bibliotecas das instituições de ensino, abriga uma biblioteca comunitária, um espaço de leitura, um livreiro e inúmeras de sedes de igrejas que divulgam, doam, sorteiam e vendem Bíblias e títulos religiosos, consumidos por grande parte dos pais dos alunos respondentes, que têm, em sua maioria, o Ensino Fundamental incompleto. O índice de pais leitores corresponde majoritariamente a concluintes do Ensino Médio. O dos não leitores, por outro lado, corresponde majoritariamente a pais de Ensino Fundamental incompleto. Deste modo, os resultados indicam a influência do sucateamento do colégio – e da biblioteca – e a sacralização de obras clássicas de difícil entendimento na desmotivação dos alunos à leitura na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

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