Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13802
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Retratos da leitura em Rio das Pedras: um estudo de caso sobre acesso, incentivo e autoestima de jovens alunos do Colégio Estadual CAIC Euclides da Cunha
Author(s)/Inventor(s): Santos, Meira Santana dos
Advisor: Torquato, Chalini
Abstract: De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da leitura no Brasil, 30% da população nunca comprou um livro. Considerando o senso comum determinista que afirma que os jovens não leem, este estudo de caso investiga e contextualiza o hábito de leitura de 95 alunos de 14 a 19 anos no ensino médio do colégio estadual CAIC Euclides da Cunha, localizado em Rio das Pedras, através de questões estruturais e de autoestima. Além da revisão bibliográfica, pesquisa de campo e entrevistas, o principal método de coleta de dados dos sujeitos de pesquisa foi a aplicação de um questionário de questões abertas e fechadas. Através das respostas e resultados foi constatado que o contexto de opressões ao qual estão inseridos propicia a valorização da utilidade prática da leitura, associada, sobretudo, como fonte do conhecimento necessário ao processo de intelectualização e adequação ao funcionamento do capitalismo para ascensão social. Ascenção, esta, que não se limita apenas ao mercado formal de trabalho, mas atualiza se através do desejo de acesso ao Ensino Superior pelo alto índice de alunos que declararam que pretendem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A leitura prazerosa se apresentou, então, de forma predominante através de best sellers, que são poucos no limitado acervo da biblioteca, não são apresentados em salas de aula e são indicados fora do contexto da escola, sobretudo pelos amigos e por criteriosas pesquisas na Internet. Ainda que mais da metade dos alunos sejam cariocas, entre estes, mais da metade têm pais nordestinos, indicando a principal característica da comunidade, que além das bibliotecas das instituições de ensino, abriga uma biblioteca comunitária, um espaço de leitura, um livreiro e inúmeras de sedes de igrejas que divulgam, doam, sorteiam e vendem Bíblias e títulos religiosos, consumidos por grande parte dos pais dos alunos respondentes, que têm, em sua maioria, o Ensino Fundamental incompleto. O índice de pais leitores corresponde majoritariamente a concluintes do Ensino Médio. O dos não leitores, por outro lado, corresponde majoritariamente a pais de Ensino Fundamental incompleto. Deste modo, os resultados indicam a influência do sucateamento do colégio – e da biblioteca – e a sacralização de obras clássicas de difícil entendimento na desmotivação dos alunos à leitura na escola.
Keywords: Incentivo à leitura
Leitura
Livros e leitura
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jul-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Meira Santana dos. Retratos da leitura em Rio das Pedras: um estudo de caso sobre acesso, incentivo e autoestima de jovens alunos do colégio estadual CAIC Euclides da Cunha. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSantana.pdf783.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.