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http://hdl.handle.net/11422/13856
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Reinaldim, Ivair Junior | - |
dc.contributor.author | Assumpção, Isabela | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-17T19:34:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:30Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | ASSUMPÇÃO, Isabela. Olhar a mestiçagem no século XXI: políticas de representação e processos de identificação na arte contemporânea brasileira. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13856 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Mestiçagem | pt_BR |
dc.subject | Políticas de representação | pt_BR |
dc.subject | Processos de identificação | pt_BR |
dc.subject | Questão ameríndia | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade estética | pt_BR |
dc.title | Olhar a mestiçagem no século XXI: políticas de representação e processos de identificação na arte contemporânea brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8262670584863922 | pt_BR |
dc.description.resumo | No âmbito da reelaboração política da mestiçagem no Brasil, a recente produção artística contemporânea tem nos fornecido uma rede expressiva de significados que emergem através de imagens, considerando a questão ameríndia. Este percurso textual tem como objetivo analisar alguns dos desdobramentos das políticas de representação e dos processos de identificação em obras de: Angélica Dass (RJ), Denilson Baniwa (AM), Éder Oliveira (PA), Gê Viana (MA), Jonathas de Andrade (AL) e Paulo Nazareth (MG). Para isso, no primeiro momento buscamos um diálogo entre a história da arte e os estudos culturais, no sentido de promover uma leitura pós-colonial, da noção de identidade cultural. No segundo conjunto de obras, a investigação gira em torno dos processos de identificação, acompanhados de denúncias às estruturas coloniais. A mestiçagem como estratagema epistemicida às populações ameríndias é revisitada nos dois primeiros capítulos, configurando-se como ponto de partida para a escolha das obras. Por fim, investigamos a mestiçagem como articulação discursiva nas obras: Eu, mestiço e Humanae, e propomos, a partir do pensamento da chicana Gloria Anzaldua, uma quarta saída à consciência mestiça, que nos aproxime do contexto latino americano assim como da opção decolonial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
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