Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/13856
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Olhar a mestiçagem no século XXI: políticas de representação e processos de identificação na arte contemporânea brasileira |
Autor(es)/Inventor(es): | Assumpção, Isabela |
Tutor: | Reinaldim, Ivair Junior |
Resumen: | No âmbito da reelaboração política da mestiçagem no Brasil, a recente produção artística contemporânea tem nos fornecido uma rede expressiva de significados que emergem através de imagens, considerando a questão ameríndia. Este percurso textual tem como objetivo analisar alguns dos desdobramentos das políticas de representação e dos processos de identificação em obras de: Angélica Dass (RJ), Denilson Baniwa (AM), Éder Oliveira (PA), Gê Viana (MA), Jonathas de Andrade (AL) e Paulo Nazareth (MG). Para isso, no primeiro momento buscamos um diálogo entre a história da arte e os estudos culturais, no sentido de promover uma leitura pós-colonial, da noção de identidade cultural. No segundo conjunto de obras, a investigação gira em torno dos processos de identificação, acompanhados de denúncias às estruturas coloniais. A mestiçagem como estratagema epistemicida às populações ameríndias é revisitada nos dois primeiros capítulos, configurando-se como ponto de partida para a escolha das obras. Por fim, investigamos a mestiçagem como articulação discursiva nas obras: Eu, mestiço e Humanae, e propomos, a partir do pensamento da chicana Gloria Anzaldua, uma quarta saída à consciência mestiça, que nos aproxime do contexto latino americano assim como da opção decolonial. |
Materia: | Arte contemporânea Mestiçagem Políticas de representação Processos de identificação Questão ameríndia Decolonialidade estética |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
Unidade de producción: | Escola de Belas Artes |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2020 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | ASSUMPÇÃO, Isabela. Olhar a mestiçagem no século XXI: políticas de representação e processos de identificação na arte contemporânea brasileira. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece en las colecciones: | História da Arte |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IAssumpção.pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.