Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13866
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Separação cromatográfica dos enantiômeros do praziquantel processo contínuo e em batelada
Autor(es)/Inventor(es): Goulart, Lucas Marchetti
Tutor: Barreto Junior, Amaro Gomes
Tutor : Cunha, Felipe Coelho
Resumen: A esquistossomose é uma enfermidade que pertence ao grupo de Doenças Tropicais Negligenciadas e o fármaco amplamente utilizado no seu tratamento é o praziquantel, que se apresenta sob a forma de uma mistura racêmica onde apenas um dos seus enantiômeros possui ação farmacológica efetiva (L-PZQ). O outro enantiômero (D-PZQ), porém, pode provocar efeitos colaterais como dores abdominais e diarreia, além de conferir um sabor amargo indesejável, ocasionando uma grande rejeição por parte dos pacientes, principalmente o público infantil. O processo cromatográfico permite a separação dos enantiômeros da mistura racêmica, promovendo a obtenção do L-PZQ, fundamental em diversas áreas de pesquisa como, por exemplo, estudos de formulação pediátrica de medicamentos enantiomericamente puros, estudos do mecanismo de ação do L-PZQ contra a esquistossomose, entre outros. Além disso, a obtenção do enantiômero D-PZQ puro também é de grande importância nos estudos de racemização. Entretanto, a cromatografia em batelada possui algumas limitações operacionais que restringem sua produtividade e exigem um alto consumo de eluente. A utilização do processo cromatográfico de Leito Móvel Simulado (LMS) permite superar tais limitações e operar de forma contínua, promovendo um desempenho superior quando comparado ao processo cromatográfico em batelada, principalmente em termos de produtividade e consumo de solvente. Os resultados experimentais confirmaram a efetividade da separação da mistura racêmica, além de satisfazer às expectativas quanto ao desempenho de cada processo.
Materia: Parasitose animal
Esquistossomose
Fármacos
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::MEDICAMENTOS
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-mar-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GOULART, Lucas Marchetti. Separação cromatográfica dos enantiômeros do praziquantel processo contínuo e em batelada. 2021. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Química Industrial) - Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Química Industrial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LMGoulart.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.