Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1386
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cumprindo o IDE: o uso estratégico dos meios de comunicação pelas igrejas cristãs
Autor(es)/Inventor(es): Bonates, Lucas Costa
Orientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumo: Demonstra a importância dos meios de comunicação para a sobrevivência das instituições cristãs, em especial as denominações protestantes, no Brasil situado no contexto da sociedade pósmoderna. Em outras palavras, pretende-se identificar como o cristianismo se relaciona com a formação cultural da sociedade moderna e a necessidade que esta religião tem, hoje, de responder às questões suscitadas pela nova organização pós-moderna. Para isso, a pesquisa se dividirá em identificar a atuação da mensagem cristã nos meios de comunicação de massa. Nesse sentido, a produção audiovisual, radiofônica, o mercado fonográfico e os veículos impressos será objeto de descrição para estabelecer os pontos de avanço, estagnação e retrocesso da doutrina cristã em relação à prática cultural. Os estudos analíticos dos programas Show da Fé (TV), o Debate Melodia Jovem, programa radiofônico do tipo mesaredonda que reúne pastores de diferentes denominações com o objetivo de discutir e doutrinar o público jovem segundo preceitos cristãos e os filmes Irmãos de Fé e A Paixão de Cristo dão um panorama da mudança da mentalidade cristã em relação ao uso dos meios de comunicação. A análise se baseia sobre o prisma da formação de identidade e da moral cristã na pós-modernidade. Rege o trabalho a idéia central de que o cristianismo influencia a formação cultural da sociedade da fragilidade através dos meios de comunicação de massa.
Palavras-chave: Comunicação
Mídia
Igrejas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Nov-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BONATES, Lucas Costa. Cumprindo o IDE: o uso estratégico dos meios de comunicação pelas igrejas cristãs. 2005. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBONATES.pdf316.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.