Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1387
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mídia e poder na aldeia global: uma análise sobre a atuação midiática nas sociedades contemporâneas
Autor(es)/Inventor(es): Lustosa, Regina Lúcia Lopes
Tutor: Junqueira, Maria Helena Rego
Resumen: Analisa a atuação da mídia na sociedade contemporânea e a interferência dos produtos midiáticos na vida do indivíduo moderno. Aborda a questão do poder simbólico dos discursos dominantes, envolvendo a problemática da imposição de valores e da luta de classes. Avalia o desenvolvimento histórico dos meios de comunicação através de um exame sobre os desdobramentos do processo de globalização e seus aspectos positivos e negativos para as sociedades. O estudo discute as produções midiáticas a partir de conceitos como a padronização, a reprodução de valores, o monopólio sobre a informação e a ideologia do consumo. Demonstra a necessidade de se resgatar o papel social da mídia e reafirmar seus princípios éticos, através da conscientização e do comprometimento dos profissionais de comunicação com os interesses coletivos.
Materia: Mídia
Globalização
Ideologia mercadológica
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 22-nov-2005
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LUSTOSA, Regina Lúcia Lopes. Mídia e poder na aldeia global: uma análise sobre a atuação midiática nas sociedades contemporâneas. 2005. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RLustosa.pdf573.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.