Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13894
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A legalidade da cobrança do aluguel natalino em empreendimentos imobiliários ‘shopping centers’: uma análise minuciosa sob a ótica doutrinária e jurisprudencial
Author(s)/Inventor(s): Ignácio, Gabriela Bellido
Advisor: Hartmann, Guilherme Kronemberg
Abstract: A presente obra monográfica tem como objetivo analisar a cobrança do décimo-terceiro aluguel, também denominado aluguel natalino, nos contratos de locação celebrados em empreendimentos imobiliários “shopping centers”. A partir de uma contextualização histórica do surgimento destes empreendimentos no cenário nacional, bem como o seu desenvolvimento aliado ao aquecimento do mercado consumidor interno e ao aumento do poder aquisitivo da classe média brasileira, restará clara a importância deste tipo contratual na sociedade brasileira moderna. Pretende-se, por meio da colação de excertos jurisprudenciais e posicionamentos doutrinários, analisar a abusividade ou a legalidade do instituto do aluguel natalino. Por fim, em atenção ao cenário da pandemia do coronavírus experimentado pela sociedade civil no ano de 2020, cumpre-nos relatar os possíveis impactos desta crise sanitária no relacionamento entre empreendedores e lojistas, respectivamente, locadores e locatários.
Keywords: Contrato
Locação
Shopping Center
13º Aluguel
Aluguel Natalino
Abusividade
Legalidade
Contract
Rental
Thirteenth Rent
Abusiveness
Legality
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: IGNÁCIO, Gabriela Bellido. A legalidade da cobrança do aluguel natalino em empreendimentos imobiliários ‘shopping centers’: uma análise minuciosa sob a ótica doutrinária e jurisprudencial. 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GBIgnácio.pdf460.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.