Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13922
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O videogame como linguagem artística: elementos estéticos e discursivos nos jogos eletrônicos
Autor(es)/Inventor(es): Pontes, André Alves
Orientador: Salles, Luciana dos Santos
Resumo: O objetivo desta monografia é demonstrar de que forma o videogame pode ser compreendido enquanto linguagem artística, identificando seus principais elementos estéticos e discursivos e propondo uma abordagem tanto ludológica quanto intersemiótica para a análise e interpretação de jogos eletrônicos. Para isso, em primeiro lugar, os principais elementos artísticos que compõem o videogame serão comparados com aqueles das outras artes que o antecederam, de forma a destacar suas diferenças e similaridades numa perspectiva semiológica. Em seguida, através da bagagem teórica própria da Ludologia, será proposta uma abordagem interdisciplinar que destaca os principais elementos artísticos próprios da interação participativa, cuja estrutura é estabelecida pela arte do game design. Além disso, para concluir, será feita uma breve análise da relação entre arte e tecnologia, destacando seu papel na história do videogame e na formação de seus gêneros e movimentos artísticos próprios.
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
Semiótica
Análise do discurso
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

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