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dc.contributor.advisorTilio, Rogério Casanovas-
dc.contributor.authorSampaio, Thaís de Melo-
dc.date.accessioned2021-03-22T21:01:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13923-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.title@HERVOICEMATTERS.BR: potencializando narrativas femininas brasileiras através de um projeto temático de multiletramentos de inglês como língua franca no contexto de ensino remoto no CLAC - UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4530285922783482pt_BR
dc.description.resumoO inglês como lingua franca (ILF), uma língua de contato transnacional (CANAGARAJAH, 2006), tem se imposto como instrumento de acesso a discursos globais e de participação em uma comunidade imaginada (KANNO; NORTON, 2003). O fato de a língua ter se tornado uma moeda linguística que promete agência em um mercado global (NIÑO-MURCIA, 2003), associado à natureza violenta da expansão do inglês (MOITA-LOPES, 2008), contribui para o entendimento do ILF como uma forma de localismo globalizado (SOUSA SANTOS, 1997). Concebido à luz do conceito de Epistemologias do Sul (SOUSA SANTOS, 2016), o modelo de avaliação de Projetos Temáticos de Multiletramentos (PTMs) propõe explorar (novos) multiletramentos (KALANTZIS; COPE, 2012; LEU et al., 2017; ROJO; MOURA, 2019), desenvolver o Letramento Crítico (LUKE, 2012; TILIO, 2019), e estimular a autonomia sociocultural (NICOLAIDES; TILIO, 2011). Este estudo objetivou apresentar e refletir sobre os resultados do PTM @HerVoiceMatters.BR, que foi desenvolvido no contexto de ensino remoto no âmbito do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Alinhado aos princípios dos estudos feministas do Sul global (LUGONES, 2010), o projeto propunha que alunos produzissem postagens na rede social Instagram sobre figuras públicas femininas brasileiras de relevância social, política ou cultural. Sendo assim, este estudo visou a analisar os enunciados produzidos pelos estudantes para entender a) como eles construíram a relevância das figuras públicas escolhidas; e b) a forma como seus textos refletiram e refrataram discursos apresentados a eles pelo projeto. De modo geral, observou-se que os estudantes construíram a relevância social, cultural ou política das figuras públicas femininas escolhidas através da apropriação de uma variedade de recursos semióticos disponíveis na plataforma Instagram e que suas produções ecoaram princípios dos estudos feministas do Sul global que fundamentaram a concepção do projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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