Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/13923
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | @HERVOICEMATTERS.BR: potencializando narrativas femininas brasileiras através de um projeto temático de multiletramentos de inglês como língua franca no contexto de ensino remoto no CLAC - UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Sampaio, Thaís de Melo |
Orientador: | Tilio, Rogério Casanovas |
Resumo: | O inglês como lingua franca (ILF), uma língua de contato transnacional (CANAGARAJAH, 2006), tem se imposto como instrumento de acesso a discursos globais e de participação em uma comunidade imaginada (KANNO; NORTON, 2003). O fato de a língua ter se tornado uma moeda linguística que promete agência em um mercado global (NIÑO-MURCIA, 2003), associado à natureza violenta da expansão do inglês (MOITA-LOPES, 2008), contribui para o entendimento do ILF como uma forma de localismo globalizado (SOUSA SANTOS, 1997). Concebido à luz do conceito de Epistemologias do Sul (SOUSA SANTOS, 2016), o modelo de avaliação de Projetos Temáticos de Multiletramentos (PTMs) propõe explorar (novos) multiletramentos (KALANTZIS; COPE, 2012; LEU et al., 2017; ROJO; MOURA, 2019), desenvolver o Letramento Crítico (LUKE, 2012; TILIO, 2019), e estimular a autonomia sociocultural (NICOLAIDES; TILIO, 2011). Este estudo objetivou apresentar e refletir sobre os resultados do PTM @HerVoiceMatters.BR, que foi desenvolvido no contexto de ensino remoto no âmbito do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Alinhado aos princípios dos estudos feministas do Sul global (LUGONES, 2010), o projeto propunha que alunos produzissem postagens na rede social Instagram sobre figuras públicas femininas brasileiras de relevância social, política ou cultural. Sendo assim, este estudo visou a analisar os enunciados produzidos pelos estudantes para entender a) como eles construíram a relevância das figuras públicas escolhidas; e b) a forma como seus textos refletiram e refrataram discursos apresentados a eles pelo projeto. De modo geral, observou-se que os estudantes construíram a relevância social, cultural ou política das figuras públicas femininas escolhidas através da apropriação de uma variedade de recursos semióticos disponíveis na plataforma Instagram e que suas produções ecoaram princípios dos estudos feministas do Sul global que fundamentaram a concepção do projeto. |
Palavras-chave: | Multiletramentos Letramento Língua inglesa Aprendizagem de língua estrangeira |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TMSampaio.pdf | 5.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.