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http://hdl.handle.net/11422/13930
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, Ana Paula Corrêa de | - |
dc.contributor.author | Ugarte, Maria Elena Venero | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-24T16:23:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-12 | - |
dc.identifier.citation | UGARTE, Maria Elena Venero. Os objetos da conservação e restauração - subsídios para o debate da teoria social. 2020. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13930 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conservação e Restauração | pt_BR |
dc.subject | Qualificação | pt_BR |
dc.subject | Regulamentação | pt_BR |
dc.title | Os objetos da conservação e restauração - subsídios para o debate da teoria social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3515681011265633 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho aqui apresentado mobiliza ideias em torno das palavras reconhecimento, validação e legitimação social e se propõe analisar e refletir acerca dos objetos e dos sujeitos da Conservação e Restauração. Em três capítulos, constroem-se argumentos que enaltecem o lugar da teoria social para o debate e fundamentação das questões consideradas essencialmente vulneráveis na área e na disciplina de Conservação e Restauração. O primeiro capítulo destaca a vida dos objetos e as suas convergências com as pessoas, e traz uma crítica sucinta ao corte estratigráfico e servil das perspectivas antropocêntricas que legitimam a supremacia do sujeito no mundo. O capítulo também sugere a necessidade de conhecer o objeto em suas múltiplas dimensões, fazendo um chamado à sensibilidade social do pesquisador no seu trabalho de aproximação ao mundo social que o envolve. Por outro lado, com o olhar dirigido para o sujeito, o segundo capítulo aborda a urgência pelo reconhecimento do conservador e restaurador como profissional especialmente habilitado técnica e cientificamente para intervir no objeto restaurável. Enfatizamos, ainda, que a legitimação de um lugar de fala responde a campos de poder simbólico cristalizados e que precisam ser revisitados a fim de construir a autonomia do campo e delinear os novos caminhos de valorização do profissional. Neste capítulo também resgatamos as ações e lutas empreendidas em prol da regulamentação profissional. Por fim, o último capítulo se debruça sobre o tema da qualificação do restaurador e conservador, elaborando uma linha evolutiva desde os primeiros registros da profissão, a meados do século XIX, e passando pela disciplina dentro do Curso de Museus, pelos cursos de especialização e pelos cursos de graduação que hoje se consolidam. O enfoque deste capítulo anuncia novos rumos para a Conservação e Restauração no país e foca a atenção na formação continuada como bandeira de luta que impulsiona o reconhecimento. O capítulo também eleva os argumentos para demandar uma presença mais contundente da ciência social que permita robustecer os programas curriculares da disciplina, entendendo que a formação holística é a base para uma compreensão amplificada dos objetos e dos sujeitos da Conservação e Restauração, e condição de abertura para novas perspectivas de atuação dos profissionais dedicados à “ciência dos poderes simbólicos”. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Conservação e Restauração |
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