Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13930
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os objetos da conservação e restauração - subsídios para o debate da teoria social
Autor(es)/Inventor(es): Ugarte, Maria Elena Venero
Tutor: Carvalho, Ana Paula Corrêa de
Resumen: O trabalho aqui apresentado mobiliza ideias em torno das palavras reconhecimento, validação e legitimação social e se propõe analisar e refletir acerca dos objetos e dos sujeitos da Conservação e Restauração. Em três capítulos, constroem-se argumentos que enaltecem o lugar da teoria social para o debate e fundamentação das questões consideradas essencialmente vulneráveis na área e na disciplina de Conservação e Restauração. O primeiro capítulo destaca a vida dos objetos e as suas convergências com as pessoas, e traz uma crítica sucinta ao corte estratigráfico e servil das perspectivas antropocêntricas que legitimam a supremacia do sujeito no mundo. O capítulo também sugere a necessidade de conhecer o objeto em suas múltiplas dimensões, fazendo um chamado à sensibilidade social do pesquisador no seu trabalho de aproximação ao mundo social que o envolve. Por outro lado, com o olhar dirigido para o sujeito, o segundo capítulo aborda a urgência pelo reconhecimento do conservador e restaurador como profissional especialmente habilitado técnica e cientificamente para intervir no objeto restaurável. Enfatizamos, ainda, que a legitimação de um lugar de fala responde a campos de poder simbólico cristalizados e que precisam ser revisitados a fim de construir a autonomia do campo e delinear os novos caminhos de valorização do profissional. Neste capítulo também resgatamos as ações e lutas empreendidas em prol da regulamentação profissional. Por fim, o último capítulo se debruça sobre o tema da qualificação do restaurador e conservador, elaborando uma linha evolutiva desde os primeiros registros da profissão, a meados do século XIX, e passando pela disciplina dentro do Curso de Museus, pelos cursos de especialização e pelos cursos de graduação que hoje se consolidam. O enfoque deste capítulo anuncia novos rumos para a Conservação e Restauração no país e foca a atenção na formação continuada como bandeira de luta que impulsiona o reconhecimento. O capítulo também eleva os argumentos para demandar uma presença mais contundente da ciência social que permita robustecer os programas curriculares da disciplina, entendendo que a formação holística é a base para uma compreensão amplificada dos objetos e dos sujeitos da Conservação e Restauração, e condição de abertura para novas perspectivas de atuação dos profissionais dedicados à “ciência dos poderes simbólicos”.
Materia: Conservação e Restauração
Qualificação
Regulamentação
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : UGARTE, Maria Elena Venero. Os objetos da conservação e restauração - subsídios para o debate da teoria social. 2020. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Conservação e Restauração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MEVUgarte.pdf550.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.