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http://hdl.handle.net/11422/13938
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Távora, Maria Luisa Luz | - |
dc.contributor.author | Vieira, Thainá Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-24T19:17:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:42Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Thainá Nunes. Aproximações estéticas da obra “Retirantes” de Portinari com questões da xilogravura expressionista brasileira das décadas de 1940-1950. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13938 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Retirantes | pt_BR |
dc.subject | Portinari | pt_BR |
dc.subject | Pintura moderna | pt_BR |
dc.subject | Xilogravura | pt_BR |
dc.subject | Temática social | pt_BR |
dc.title | Aproximações estéticas da obra “Retirantes” de Portinari com questões da xilogravura expressionista brasileira das décadas de 1940-1950 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1475064160854139 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ancorado na representação dos retirantes nordestinos apresentada no quadro Retirantes de 1944, da série Os Retirantes de Cândido Portinari, o presente trabalho se baseia nas relações entre as soluções estéticas aplicadas na pintura e a xilogravura expressionista brasileira. Essa relação é discutida após contextualização das preocupações sociais das décadas de 1930 a 1940, que abarcam a obra em questão e da importante aparição da figura do intelectual Graciliano Ramos na tentativa de construção da imagem do migrante nordestino para o pintor. Em sequência, um breve histórico sobre períodos pontuais da seca na região Nordeste, as implicações da mesma no trabalho do jovem pintor e análise da obra Retirantes. Encerram as discussões as relações mais aproximadas da estética da xilogravura como ferramenta para a narrativa e a reunião de três nomes de artistas gravadores: Lívio Abramo Renina Katz e Francisco Stockinger, que produziram obras de temática semelhante, usadas como peças de articulação e comparação para leitura do quadro de Portinari. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
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