Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1393
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A narrativa do cotidiano nas notícias: construção de sentidos nos jornais populares
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Marcelle Maldonado
Tutor: Paiva, Raquel
Resumen: Como uma fonte de informação, o jornalismo impresso busca estratégias e técnicas para cumprir a função de informar e para competir com os outros meios de comunicação, que inovam o cotidiano dos homens e estabelecem mudanças sócioculturais. Este projeto analisa o uso da narrativa do cotidiano na produção de notícias nos jornais atuais, especialmente em impressos populares. Essas notícias publicadas durante dias ou semanas seguidos compõem uma seqüência narrativa que utiliza tanto elementos jornalísticos e literários, quanto elementos reais e míticos presentes na sociedade. Dessa forma, a monografia pretende verificar como as notícias podem reiterar valores culturais e também modificar os padrões de sociabilidade, refletindo o mundo contemporâneo e situando os homens na realidade social. Através da análise da narrativa, o trabalho procura identificar os elementos que colaboram para formar as contradições presentes nas notícias, para organizar a estrutura textual através da recorrência temática e, conseqüentemente, para a produção de sentidos. Além disso, o projeto analisa como um jornal popular utiliza essa estrutura narrativa seqüencial, com o objetivo de informar e seduzir os leitores, mantendo a credibilidade e garantindo o público leitor diário.
Materia: Análise do discurso
Narrativa
Jornal O Dia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 22-jun-2006
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FERREIRA, Marcelle Maldonado. A narrativa do cotidiano nas notícias: construção de sentidos nos jornais populares. 2006. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MFERREIRA.pdf324.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.