Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13960
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comportamento geomecânico de perfis de intemperismo de rochas graníticas no município de Cachoeiro de Itapemirim - ES
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Luiz Paulo Silva Paiva de
Orientador: Vargas, Eurípedes do Amaral
Resumo: Perfis de intemperismo marcam os níveis de alteração de rochas devido a ação de processos químicos, físicos e biológicos. Em função do intemperismo, as propriedades geomecânicas de rochas são modificadas. Nesse sentido, estudos detalhados destas alterações e variações de comportamentos são necessários para verificar a viabilidade de projetos de engenharia e geologia em zonas de transição. Em regiões tropicais, os perfis de intemperismo apresentam características muito específicas, como presença de corestones (blocos frescos) e mudanças abruptas entre diferentes níveis de intemperismo em matriz consideravelmente alterada. O objetivo deste trabalho é avaliar como geologia local e o efeito do intemperismo influenciam as propriedades geomecânicas em rochas graníticas, presentes em pedreiras de exploração na região do município de Cachoeiro de Itapemirim (ES), uma área com grande influência do intemperismo sobre os maciços rochosos graníticos. Em parceria com outros autores deste projeto, no âmbito petrográfico foram definidas, a partir da metodologia da ISRM (2007), cinco classes de alteração: W1–Rocha sã, W2–Rocha levemente intemperizada, W3–Rocha medianamente intemperizada, W4–Rocha altamente intemperizada e W5–Rocha completamente intemperizada. Foram realizados ensaios de compressão triaxial nos níveis de intemperismo W1, W2 e W3 utilizando três corpos-de-prova para cada nível e aplicando diferentes tensões confinantes (5 MPa, 10 MPa, 15 MPa) até o seu rompimento com o objetivo de ter um efeito comparativo para os resultados obtidos. Para as condições de rocha muito intemperizada (W4) e extremamente intemperizada (W5) a friabilidade do material, neste caso, não permitiu a extração de corpos-de-prova. Conclui-se que os valores da compressão triaxial (tensão axial) apresentaram uma pequena variação de W1 e W2, mas para W3 houve uma mudança significativa, mostrando que ocorre uma mudança mineralógica e física brusca a partir de certo nível de alteração. Interpretando e correlacionando os valores das tensões obtidas, foi possível observar que o valor da tensão desviadora (rompimento) aumenta de acordo com o aumento da tensão confinante aplicada em cada corpo-de-prova.
Palavras-chave: Alteração em granitos
Perfis de intemperismo
Ensaio de compressão triaxial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, L.P.S.P.pdf6.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.