Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13962
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização de fácies orgânica do Mb. Fundão, Fm. Rio da Batateira, Bacia do Araripe, Ceará, Brasil no poço 1-PS-06-CE
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Luiza Tinoco Barcellos de
Orientador: Mendonça Filho, João Graciano
Coorientador: Mendonça, Joalice de Oliveira
Resumo: A matéria orgânica sedimentar geralmente corresponde à menor proporção de uma rocha sedimentar, o seu estudo pode ser utilizado como uma ferramenta na caracterização de sistemas deposicionais, através da determinação de parâmetros palinofaciológicos e organogeoquímicos, baseados na concentração e distribuição dos seus componentes. Nesse contexto, o Andar Alagoas da Bacia do Araripe, a mais extensa e complexa das bacias intracontinentais do nordeste brasileiro, apresenta um riquíssimo e bem preservado conteúdo orgânico e fossilífero. Essas características contribuem para tornar o Andar Alagoas atraente para estudos relacionados às perspectivas exploratórias da bacia. O objetivo desse trabalho é o estudo da matéria orgânica particulada contida em amostras provenientes do testemunho 1-PS-06-CE, localizado à leste da bacia, que abrange os folhelhos Formação Rio da Batateira, da Sequência Pós-Rifte (Aptiano - Alagoas), e assim determinar as condições paleoambientais vigentes na época de deposição. Para tal, foram utilizadas técnicas de geoquímica orgânica como: carbono orgânico total (COT, ST e RI) e de microscopia óptica (palinofácies) para a determinação das variações organofaciológicas ao longo da seção sedimentar Aptiana estudada. Os teores de COT variaram entre 0,36 e 0,75%, os de ST alcançaram valores de até 0,15 %, e ainda os elevados valores de RI, que variaram de 73 a 89 %, indicam predomínio de matriz pelítica em todo intervalo. Quanto à palinofácies, os grupos predominantes foram Grupo Fitoclasto (13,03 a 76,42%) e Grupo Amorfo (4,78 a 80,08%). Por fim, a análise desses parâmetros, em conjunto com agrupamento estatístico das amostras, permitiu que a seção sedimentar fosse dividida em dois Intervalos, com condições e características ambientais distintas de acordo com a tendência proximal-distal. O Intervalo I corresponderia a um ambiente lacustre, com grupo amorfo dominante, condições deposicionais com maior deficiência de oxigênio e com alguns picos de possível aumento de salinidade. O Intervalo II teria o grupo fitoclasto predominante, um ambiente lacustre mais profundo que o anterior e condições de deposição mais oxidantes e menos salinas.
Palavras-chave: Geoquímica orgânica
Palinofácies
Bacia do Araripe
Andar Alagoas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, L.T.B.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.