Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1397
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista
Author(s)/Inventor(s): Silva, Déborah Veviani da
Advisor: Silva Júnior, Amaury Fernandes da
Abstract: Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos anúncios da campanha publicitária Melissa Amazonista sob a abordagem semiótica utilizando como metodologia a análise da imagem publicitária proposta por Roland Barthes. A escolha do tema sugerido justifica-se pela investigação dos motivos que levaram uma linha de produtos feita basicamente de plástico, e sempre tratados como item fashion e cool dentro do discurso publicitário, a construir uma campanha embasada na floresta Amazônica e em todos os conceitos que a circunda. Através da apresentação do histórico da marca e da campanha busca-se visualizar os pilares valorativos responsáveis pela escolha desta temática. A partir de uma breve discussão dentro da corrente analítica da semiologia da imagem é analisado cada um dos sete anúncios que compõem a campanha impressa desta coleção e as possíveis mensagens que a marca pretende conotar. E, finalmente, a pesquisa pretende decifrar estes “códigos” e por meio deles demonstrar a existência de uma retórica da imagem, explicitando argumentos visuais construídos por meio dos elementos presentes nos anúncios.
Keywords: Publicidade
Semiótica
Melissa Amazonista
Inovação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Jul-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Déborah Veviani da. Discover, Explore, Play: Uma análise semiótica da campanha Melissa Amazonista. Rio de Janeiro, 2011. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSilva.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.