Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/13980
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Camila Soato: ressonâncias do grotesco na arte contemporânea brasileira |
Autor(es)/Inventor(es): | Chaves, Raphael Muniz |
Orientador: | Martins, Tatiana da Costa |
Resumo: | O tema do trabalho consiste em refletir sobre as possíveis feições da arte contemporânea brasileira à luz do grotesco. Assim, o objetivo do trabalho se concentra no estudo de uma parte da produção da artista brasiliense Camila Soato e as dimensões da arte contemporânea brasileira, vistas por óticas que englobam elementos como a violência e a sordidez, sobretudo por meio da estética do grotesco, e suas respectivas influências nas artes visuais. Para isso, é traçada uma linha que vem desde a década de 1960, diante de movimentos artísticos pertencentes ao período ditatorial brasileiro, até o momento presente. Como resultado mostra-se a arte contemporânea como fruto de análise a ser debruçada em suas iminências e urgências, a partir de pontuações alocadas em comparações com movimentos propagados ainda no Modernismo. |
Palavras-chave: | Arte contemporânea Modernismo Camila Soato |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
Unidade produtora: | Escola de Belas Artes |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | CHAVES, Raphael Muniz. Camila Soato: ressonâncias do grotesco na arte contemporânea brasileira. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | História da Arte |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RMChaves.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.