Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13985
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dc.contributor.advisorHeinrich, Fabiana Oliveira-
dc.contributor.authorGouvêa, Déborah Rezende-
dc.date.accessioned2021-04-02T13:33:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:33Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationGOUVÊA, Déborah Rezende. Arte que cola! álbum de figurinhas digital e gamificado para ensino de História da Arte. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13985-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁlbum de figurinhaspt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectDesign digitalpt_BR
dc.titleArte que cola! álbum de figurinhas digital e gamificado para ensino de História da Artept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4318694756169261pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo a criação de um álbum de figurinhas digital e gamificado para auxiliar as aulas de Artes do Ensino Fundamental. Para isto, analisamos a necessidade dos professores em relação a instrumentos alternativos de aprendizado e de que forma o conceito de gamificação e álbum de figurinhas pode ser útil como fonte de material didático e engajamento nas aulas. Iniciamos nosso projeto com um estudo bibliográfico sobre a história dos álbuns de figurinha e o ato de colecionar, bem como com uma pesquisa sobre as diretrizes educacionais para aulas de Artes ou História da Arte no Ensino Fundamental atualmente. Em seguida, realizamos uma etapa de pesquisa (remota, devido à pandemia do Covid-19) com o público-alvo, ou seja, com os estudantes e os professores durante o ano de 2020. Essa etapa trouxe dados para fundamentar a necessidade e o desenvolvimento do projeto em questão. Em seguida, examinamos diversos produtos similares para entendermos o que já existe, quais características constituem boas referências a serem seguidas e quais devem ser evitadas. Nesse ponto, começamos a idealizar e leiautar o aplicativo de acordo com os relatos obtidos anteriormente, adicionando pedidos dos professores e repensando alguns aspectos questionados pelo público infantil. Por fim, trabalhamos os aspectos visuais e funcionais do aplicativo, bem como a identidade visual do mesmo. Com isso, criamos um aplicativo cujo principal objetivo é engajar os alunos no aprendizado da História da Arte: e assim nasceu o Arte que cola!pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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