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http://hdl.handle.net/11422/13985
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Heinrich, Fabiana Oliveira | - |
dc.contributor.author | Gouvêa, Déborah Rezende | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-02T13:33:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:33Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | GOUVÊA, Déborah Rezende. Arte que cola! álbum de figurinhas digital e gamificado para ensino de História da Arte. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13985 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Álbum de figurinhas | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | História da arte | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Design digital | pt_BR |
dc.title | Arte que cola! álbum de figurinhas digital e gamificado para ensino de História da Arte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4318694756169261 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo a criação de um álbum de figurinhas digital e gamificado para auxiliar as aulas de Artes do Ensino Fundamental. Para isto, analisamos a necessidade dos professores em relação a instrumentos alternativos de aprendizado e de que forma o conceito de gamificação e álbum de figurinhas pode ser útil como fonte de material didático e engajamento nas aulas. Iniciamos nosso projeto com um estudo bibliográfico sobre a história dos álbuns de figurinha e o ato de colecionar, bem como com uma pesquisa sobre as diretrizes educacionais para aulas de Artes ou História da Arte no Ensino Fundamental atualmente. Em seguida, realizamos uma etapa de pesquisa (remota, devido à pandemia do Covid-19) com o público-alvo, ou seja, com os estudantes e os professores durante o ano de 2020. Essa etapa trouxe dados para fundamentar a necessidade e o desenvolvimento do projeto em questão. Em seguida, examinamos diversos produtos similares para entendermos o que já existe, quais características constituem boas referências a serem seguidas e quais devem ser evitadas. Nesse ponto, começamos a idealizar e leiautar o aplicativo de acordo com os relatos obtidos anteriormente, adicionando pedidos dos professores e repensando alguns aspectos questionados pelo público infantil. Por fim, trabalhamos os aspectos visuais e funcionais do aplicativo, bem como a identidade visual do mesmo. Com isso, criamos um aplicativo cujo principal objetivo é engajar os alunos no aprendizado da História da Arte: e assim nasceu o Arte que cola! | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
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