Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13985
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Arte que cola! álbum de figurinhas digital e gamificado para ensino de História da Arte
Autor(es)/Inventor(es): Gouvêa, Déborah Rezende
Tutor: Heinrich, Fabiana Oliveira
Resumen: Este trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo a criação de um álbum de figurinhas digital e gamificado para auxiliar as aulas de Artes do Ensino Fundamental. Para isto, analisamos a necessidade dos professores em relação a instrumentos alternativos de aprendizado e de que forma o conceito de gamificação e álbum de figurinhas pode ser útil como fonte de material didático e engajamento nas aulas. Iniciamos nosso projeto com um estudo bibliográfico sobre a história dos álbuns de figurinha e o ato de colecionar, bem como com uma pesquisa sobre as diretrizes educacionais para aulas de Artes ou História da Arte no Ensino Fundamental atualmente. Em seguida, realizamos uma etapa de pesquisa (remota, devido à pandemia do Covid-19) com o público-alvo, ou seja, com os estudantes e os professores durante o ano de 2020. Essa etapa trouxe dados para fundamentar a necessidade e o desenvolvimento do projeto em questão. Em seguida, examinamos diversos produtos similares para entendermos o que já existe, quais características constituem boas referências a serem seguidas e quais devem ser evitadas. Nesse ponto, começamos a idealizar e leiautar o aplicativo de acordo com os relatos obtidos anteriormente, adicionando pedidos dos professores e repensando alguns aspectos questionados pelo público infantil. Por fim, trabalhamos os aspectos visuais e funcionais do aplicativo, bem como a identidade visual do mesmo. Com isso, criamos um aplicativo cujo principal objetivo é engajar os alunos no aprendizado da História da Arte: e assim nasceu o Arte que cola!
Materia: Álbum de figurinhas
Gamificação
História da arte
Material didático
Design digital
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GOUVÊA, Déborah Rezende. Arte que cola! álbum de figurinhas digital e gamificado para ensino de História da Arte. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Comunicação Visual - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DRGouvêa.pdf8.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.