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http://hdl.handle.net/11422/13988
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Motta, Laura Maria Goretti da | - |
dc.contributor.author | Rosa, André Fardin | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-05T00:42:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13988 | - |
dc.description.abstract | The particle size distribution (PSD) and lithology of the ballast layer has huge influence on its behavior when subjected to the load generated by trains, being a key factor in the lifespan of the railway pavement. However, most of the specifications related to lithology and granulometric distributions for ballast provide unclear limits, covering materials with different behavior. Aiming at these aspects, this work analyzes the results of permanent deformation, resilience modulus and particle breakage in real scale, using a physical model and, in reduced scale, with cyclic triaxial and the use of parallel granulometries. The results of each parameters were analyzed together with the morphology and data from computational models using the Discrete Elements Method (DEM) and with the use of correlation tables to observe trends and relationships. Subsequently, more in-depth analyzes were carried out, comparing with results from the literature and adjusting mathematical models to the variables of interest. The adjustments made indicated a high correlation between parameters of the PSD, the permanent deformation and the particle breakage, for all the lithotypes analyzed. It was identified that the intermediate size fraction of the PSD governs the mechanisms of abrasion and chipping, for railroads with axle loads around 20 tf. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lastro ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Modelo físico | pt_BR |
dc.subject | Modelagem computacional | pt_BR |
dc.title | Efeito da granulometria e da litologia no comportamento de lastros ferroviários em laboratório e por análise computacional | pt_BR |
dc.title.alternative | A study of the PSD and lithology influence in the behavior of railway ballast in both laboratory and computational analysis | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6503451042716161 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7441396675640491 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Aragão, Francisco Thiago Sacramento | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5891759417207111 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Antonio Carlos Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2 | Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco | - |
dc.description.resumo | A granulometria e a litologia do material de lastro ferroviário têm influência direta no seu comportamento quando submetido ao carregamento gerado pela passagem de trens, sendo fator determinante na vida útil do pavimento ferroviário. No entanto, a maioria das especificações relacionadas à litologia e às distribuições granulométricas para lastro fornecem limites com critérios pouco claros, abrangendo materiais com comportamentos distintos. Visando estes aspectos, a presente dissertação analisa os resultados de deformação permanente, módulo de resiliência e quebra de partículas em verdadeira grandeza, com a montagem de um modelo físico e, em escala reduzida, com triaxiais cíclicos e o uso de granulometrias paralelas. Os resultados de cada um dos parâmetros foram analisados conjuntamente com dados da morfologia e de modelagens utilizando o Método dos Elementos Discretos (MED) e com o uso de tabelas de correlação para observar tendências e relações. Posteriormente foram realizadas análises mais aprofundadas, comparando com resultados da literatura e ajustando modelos matemáticos às variáveis de interesse. Os ajustes realizados indicaram alta correlação entre parâmetros das curvas granulométricas, a deformação permanente e a quebra de partículas, para todos os litotipos analisados. Foi identificado que a fração de tamanho intermediário da distribuição granulométrica governa os mecanismos de abrasão e lascamento, para ferrovias com carga por eixo de aproximadamente 20 tf. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Civil |
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