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dc.contributor.advisorLopes, Francisco Rezende-
dc.contributor.authorSouza Cruz, Felipe Vianna Amaral de-
dc.date.accessioned2021-04-05T01:01:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:34Z-
dc.date.issued2019-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13994-
dc.description.abstractIn this research, static load tests performed by the bidirectional method were analyzed to evaluate two new procedures for: (i) construction of the load-settlement curve equivalent to the conventional load test and (ii) interpretation of the loadsettlement curve for bearing capacity determination. The proposed construction of the equivalent curve consists in the use of the total loads and displacements (upward + downward) of each load stage. Thus, the equivalent curve is constructed as the test evolves, allowing an evaluation of the pile behavior at each stage, including the proximity of failure, without the need to extrapolate one of the loading segments. In relation to the stiffiness of the initial part of the equivalent load-settlement curve constructed by the current proposal, there is a considerable difference, for bored pile, in relation to Silva’s (1983) proposal. The new proposal for the definition of the bearing capacity from the load-settlement curve, is the application of a geometric rule similar to that of the oedometrer consolidation test (and can be applied to both conventional tests or the equivalent curve obtained from bidirectional tests). The results obtained by this proposal and by previous methods, such as Lopes (1979) and the Brazilian standard NBR6122, are compared.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurva equivalente bidirecionalpt_BR
dc.subjectInterpretação de prova de cargapt_BR
dc.subjectEnsaio bidirecionalpt_BR
dc.titleContribuição à interpretação de provas de carga em estacas, realizadas pelo método bidirecionalpt_BR
dc.title.alternativeContribution to the interpretation of static load tests on piles, by the bidirectional methodpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0717512913742227pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2762663980338333pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Freitas, Alessandra Conde de-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4430540989644369pt_BR
dc.contributor.referee1Danziger, Bernadete Ragoni-
dc.contributor.referee2Almeida, Márcio de Souza Soares de-
dc.description.resumoNesta pesquisa foram analisadas provas de carga estática realizadas pelo método bidirecional visando avaliar dois novos procedimentos para: (i) construção da curva equivalente à prova de carga convencional e (ii) interpretação da curva cargarecalque visando obter a capacidade de carga (carga na ruptura). A construção da curva equivalente proposta consiste na utilização das cargas e deslocamentos totais (ascendentes + descendentes) de cada incremento de carga. Assim, a curva equivalente bidirecional é construída à medida que a prova evolui, permitindo avaliação do comportamento da estaca a cada estágio, inclusive a proximidade da ruptura, e sem a necessidade de extrapolação de um dos trechos do carregamento. Em relação à rigidez do trecho inicial da curva carga-recalque equivalente construída pela atual proposta, para as estacas escavadas, há diferença considerável em relação à proposta de Silva (1983). Já a proposta sugerida para interpretação de provas de carga, para obtenção da carga de ruptura, consiste em aplicar uma regra geométrica à curva carga-recalque similar à do ensaio de adensamento oedométrico (podendo ser a curva de um ensaio convencional ou a curva equivalente obtida do ensaio bidirecional). São comparados os resultados obtidos por essa proposta e por métodos conhecidos, como de Lopes (1979) e da NBR6122.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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