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dc.contributor.advisorPfeil, Michèle Schubert-
dc.contributor.authorSantos, Carolina Almeida Novaes dos-
dc.date.accessioned2021-04-05T01:07:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:34Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14001-
dc.description.abstractCable-stayed bridges are complex structures with several advantages such as aesthetical appeal, economic use of materials, and efficient construction method. Due to these advantages and the extensive knowledge gained from projects over the years, longer cable-stayed bridges are being constructed. As span lengths increase, structures become more flexible, which makes the accurate evaluation of wind loads critically important in the design of cable-stayed bridges. In this thesis, the developed numerical model is based on the Finite Element Method (FEM), the Real Coded Genetic Algorithm (RCGA), and the Discrete-Phases Design Approach. The latter classifies variables into two categories: (i) main variables are optimized directly by the RCGA, and (ii) secondary variables are indirectly optimized by the discrete phases. Buffeting wind loads are considered as equivalent static forces, which were validated through a theoretical-experimental correlation. This powerful tool is used to assess the importance of considering truck together with uniformly distributed live loads, as well as wind buffeting loads and various aeroelastic instabilities in the design optimization process. Results show that the most critical load combination include the wind effect, and that the critical wind velocities of aeroelastic phenomena play a significant role for high values of basic wind speeds.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCable-stayed bridgespt_BR
dc.subjectOptimizationpt_BR
dc.subjectTheoretical-experimental correlationpt_BR
dc.titleStructural Optimization of cable-stayed bridges considering the action of permanent and transitory loadspt_BR
dc.title.alternativeOtimização estrutural de pontes estaiadas considerando a ação de cargas permanentes e acidentaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9376514233715653pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8099960462358333pt_BR
dc.contributor.advisorCo1El Damatty, Ashraf-
dc.contributor.referee1Batista, Eduardo de Miranda-
dc.contributor.referee2Battista, Ronaldo Carvalho-
dc.contributor.referee3El Ansary, Ayman-
dc.contributor.referee4Hamada, Ahmed Mahdy-
dc.contributor.referee5Vellasco, Pedro Colmar Gonçalves da Silva-
dc.description.resumoPontes estaiadas são estruturas complexas que possuem diversas vantagens tais como apelo estético, uso econômico de materiais e método construtivo eficiente. Devido a essas vantagens e aos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, pontes estaiadas cada vez mais longas estão sendo construídas. Com o aumento do comprimento dos vãos, as pontes se tornam mais flexíveis e uma análise cuidadosa das forças de vento se torna crucial para o projeto. O modelo numérico desenvolvido é baseado no Método dos Elementos Finitos (MEF), Real Coded Genetic Algorithm (RCGA) e Discrete-Phases Design Approach. As variáveis são divididas em duas categorias: (i) variáveis principais otimizadas diretamente pelo RCGA, (ii) variáveis secundárias otimizadas indiretamente por meio das fases discretas. Forças de vento devidas ao buffeting são consideradas como forças equivalentes estáticas, validadas através de correlação teóricoexperimental. Esta eficaz ferramenta é utilizada para avaliar a importância de se considerar as cargas caminhões juntamente com as cargas uniformemente distribuídas, forças de vento devidas ao buffeting e fenômenos aeroelásticos no processo de otimização de pontes estaiadas. Os resultados mostram que a combinação de carga crítica considera a ação do vento e que os fenômenos aeroelásticos exercem influência na otimização quando velocidades de vento mais elevadas são consideradas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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