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dc.contributor.advisorMotta, Laura Maria Goretti da-
dc.contributor.authorLopes, Rosilene Alves-
dc.date.accessioned2021-04-05T01:15:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:34Z-
dc.date.issued2019-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14008-
dc.description.abstractBrazil uses predominantly road freight transport, and in large part, its road network presents unsatisfactory conditions. The new design method, MeDiNa, was developed to help change this reality. The objective of this study was to evaluate backcalculation programs using a database of deflectometric basins measured with FWD deflectometer to try to identify how much the reinforcement design of the structures can be affected by the results obtained from each method. It was verified with the moduli obtained by the backcalculation if the reinforcement thicknesses indicated by the standards PRO 11/79 and PRO 269/94, from DNIT, provide the useful life of 10 years. Three backcalculation programs were used: PITRA-BACK, ELMOD and BackMeDiNa, which is a MeDiNa module. The analysis was done by applying the three methods to the actual data of segment surveys of a federal highway. It was concluded that the BackMeDiNa and ELMOD, when well calibrated, provide approximate moduli, but that the magnitude of the difference of the calculated moduli was not reflected in the life of the reinforcement. The DNIT reinforcement method provided a useful life of less than 10 years in all cases of the present study. The results indicate the importance of considering the elastic characteristics of pavement materials in the state of stresses and deformations resulting from the boundary conditions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMecânica dos pavimentospt_BR
dc.subjectRetroanálisept_BR
dc.subjectReforço de pavimentospt_BR
dc.titleAvaliação de programas de retroanálise de bacias deflectométricas: aplicação a um trecho de uma rodovia federalpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of deflectometric base retroanalysis programs: application to a federal roadpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6503451042716161pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4109958611581907pt_BR
dc.contributor.referee1Aragão, Francisco Thiago Sacramento-
dc.contributor.referee2Guimarães, Antonio Carlos Rodrigues-
dc.description.resumoO Brasil usa transporte de carga predominantemente rodoviário, e em grande parte, sua malha viária apresenta condições insatisfatórias. O novo método de dimensionamento, MeDiNa, foi concebido para ajudar a mudar esta realidade. O objetivo deste estudo foi avaliar programas de retroanálise a partir de um banco de dados de bacias deflectométricas medidas com deflectômetro FWD, procurando identificar o quanto o dimensionamento de reforço das estruturas pode ser afetado pelos resultados obtidos em cada método. Verificou-se com os módulos obtidos pela retroanálise se as espessuras de reforço indicadas pelas normas PRO 11/79 e PRO 269/94, do DNIT, fornecem o tempo de vida útil de 10 anos. Foram utilizados três programas de retroanálise: o PITRA-BACK, o ELMOD e o BackMeDiNa, que é um módulo do MeDiNa. A análise foi feita aplicandose os três métodos aos dados reais de levantamentos de segmentos de uma rodovia federal. Foi possível concluir que o BackMeDiNa e o ELMOD, quando bem calibrado, fornecem módulos aproximados, mas que, a amplitude da diferença dos módulos calculados, não se refletiu na vida útil do reforço. Os métodos de reforço do DNIT, forneceram vida útil inferior a 10 anos, em todos os casos do presente estudo. Os resultados indicam a importância da consideração das características elásticas dos materiais dos pavimentos no estado de tensões e deformações decorrentes das condições de contorno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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