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http://hdl.handle.net/11422/1406
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva Júnior, Amaury Fernandes da | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Robson Jandyroba Pinto da | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-10T16:20:22Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:34Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-13 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Robson Jandyroba P. da. Do Global ao Local: Um estudo de caso sobre a adaptação visual da Coca-Cola ao Festival de Parintins. 2012. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1406 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Publicidade | pt_BR |
dc.subject | Festival de Parintins | pt_BR |
dc.subject | Coca-Cola | pt_BR |
dc.title | Do global ao local: um estudo de caso sobre a adaptação visual da Coca-Cola ao festival de Parintins | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4122556035502006 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, Monica | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Strozenberg, Ilana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0352176322106482 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a globalização o mundo fica mais integrado. O encurtamento de distâncias permite que marcas globais se expandam para territórios antes inalcançáveis e incompatíveis e este processo globalizacional parece, a priori, estar contribuindo para a construção de uma cultura homogênea mundial. Entretanto, o objetivo deste trabalho é observar como alguns contextos locais exigem que marcas globais se adaptem às suas expressões. O Festival de Parintins, no Amazonas, compõe um destes casos. A gigante Coca-Cola, patrocinadora mais antiga do evento, necessitou se adaptar visualmente à festa, incluindo peças publicitárias, aplicação de logomarca e a exclusiva lata azul, coincidentemente cor de sua maior concorrente. Além dela, outras marcas também fizeram o mesmo. Através da análise da história da Coca-Cola e do festival, permeadas por alguns conceitos teóricos sobre globalização, cultura, responsabilidade social, significado da marca, consumidor pós-moderno, dentre outros, este estudo busca compreender por que algumas expressões culturais são tão fortes a ponto de influenciarem ao invés de serem integralmente influenciadas. Ele aponta não para uma cultura global homogênea, mas para a tendência de uma cultura territorial globalizada, ou seja, uma cultura que não se encontra fechada e isolada do mundo e que mantém as raízes e tradições fundamentais para que se defina como local e única, sem perder, portanto, sua identidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
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